Sunday, October 26, 2008

Vc pensa que a TV brasileira é violenta?



Acabei de receber a última edição da Superinteressante e um pequeno texto me chamou a atenção, falando sobre um desenho infantil que faz parte da programação da TV palestina: se nós achamos que nossa programação é muito violenta, certamente mudaremos de idéia ao ler esse artigo (resumido aqui):

Jihad para crianças
Texto de Cíntia Bertolino - edição 258 da Superinteressante

"À primeira vista, ele parece inofensivo - apenas uma imitação tosca do Mickey Mouse.
Mas não é: com sua voz fininha e inocente, o rato Farfour ensina as crianças a odiar os judeus e convida a galerinha a se engajar na guerra santa contra os inimigos de Alá.
Farfour é um personagem do inacreditável programa Os Pioneiros do Amanhã, transmitido na Palestina pela TV Al-Aqsa, emissora controlada pelo partido político/grupo terrorista Hamas.
Depois de apenas 5 episódios, Farfour foi "martirizado" (o personagem morreu espancado por um soldado israelense), mas o programa ganhou um amiguinho ainda mais radical: a abelhinha Nahoul, cuja missão é vingar a morte de Farfour.
Como a vida em Gaz não está nada fácil, ela também acabou martirizada. É aí que entra em cena o coelhinho Assud - cujo lema é levar "alegria para as crianças da Palestina" (acabando com os judeus, é claro).
Esses personagens dividem o cenário com Saara Barhoum, de 11 anos, apresentadora do programa. A menina Maysa dos palestinos já sabe o que quer fazer quando crescer: morrer na luta contra os israelenses. "Todos nós somos mártires", diz. (...) A violência, aliás, é o grande hit da TV Al-Aqsa, que também exibe videoclipes estrelados por crianças (cantando músicas sobre atentados suicidas) e até um show de marionetes no qual o presidente dos EUA é assassinado."

Se a Xuxa, a Angélica, a Mara Maravilha e a atual queridinha dos programas infantis, Maysa, foram ou são imperfeitas educadoras das nossas crianças, péssimos modelos a serem copiados, o que pensar dessa programação e das criaturas que ela está influenciando?
Já comentei em outro tópico que alguma coisa está muito errada com uma civilização, quando suas crianças são agredidas com tanta crueldade (física ou mental).

Thursday, October 23, 2008

A GRIPE



"Chamei de ação purificadora ao processo de eliminação das toxinas solidificadas.

Quando se contrai uma gripe, o primeiro sinal é a febre.

A Natureza serve-se da febre para dissolver e liqüefazer as toxinas, a fim de facilitar a sua excreção. Essas toxinas liqüefeitas infiltram-se imediatamente nos pulmões (...) Se a gripe dissolver as toxinas solidificadas de uma ou duas áreas do organismo, os sintomas serão leves. Mas quanto maior o número de áreas, mais pesada será a purificação. É assim que um resfriado inicialmente leve pode transformar-se numa gripe muito forte.Depois de liqüefeitas, as toxinas mais delgadas podem ser eliminadas imediatamente dos pulmões. As mais grossas, ali estacionam temporariamente, aguardando o bombeamento mais enérgico da tosse, para serem expelidas.

A tosse expele o catarro da mesma maneira como o espirro expele o muco nasal.

De modo análogo, as dores de cabeça, de garganta, a otite, amigdalite, dores nas juntas dos pés e das mãos, nas virilhas, etc. são sintomas de que as toxinas que estavam solidificadas nessas áreas se dissolveram e começaram a movimentar-se procurando uma saída, irritando, conseqüentemente, o sistema nervoso.

Também aqui as toxinas liqüefeitas podem ser grossas ou delgadas. As grossas se transformam em catarro, muco, diarréia, etc.; as mais delgadas são eliminadas sob forma de suor ou urina.

Assim, a ação purificadora se processa de maneira lógica e natural.

Admirável técnica do Criador! Quando se permite que a gripe siga o seu curso natural sem opor-lhe nenhum tratamento, a purificação é perfeita e a recuperação é normal, aumentando a saúde do indivíduo."


Meishu Sama (A Gripe)

Selecionei o trecho que considero mais importante deste texto escrito por Meishu Sama, onde vemos a confirmação de que a gripe (e todas as suas manifestações sintomáticas) fazem parte de um processo de depuração (eliminar o lixo ingerido por várias formas: alimentos, remédios, poluição etc), que deve percorrer o seu caminho.

Observamos que a febre e a tosse são passos que ajudam na eliminação e ao tentarmos aboli-los com drogas invasivas e procedimentos agressivos, prejudicamos o andamento desse processo; então, eliminar violentamente a febre e tentar parar a tosse, durante o caminho natural de limpeza, são atos que agem contra a natureza da cura.

Claro, toda regra tem sua exceção, como a febre despertar uma convulsão ou uma tosse seca intermitente, mas aí serão casos fora do contexto aqui avaliado que é a gripe como um processo de purificação.

Para mim, as palavras acima são breves e contém a sabedoria necessária para entendermos o porquê de uma doença tão comum, para a qual a medicina oficial ainda não descobriu "a cura" e como podemos tratá-la naturalmente, deixando o rio seguir o seu curso.

Saturday, October 11, 2008

O relógio do corpo humano




Aproveitando uma pergunta que me fizeram sobre comer frutas à noite, achei interessante criar um texto sobre os ciclos que o nosso organismo atravessa diariamente, executando funções que independem da nossa vontade e outras movidas por ela.


Essa informação é baseada em conhecimento da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) , que afirma que cada meridiano de energia integrante da Grande Circulação apresenta duas horas de máxima atividade diária, período em que o órgão correspondente a cada meridiano se manifesta (funcionando involuntariamente).


Obviamente, com o ritmo desregulado de vida que hoje levamos, fica difícil seguir o que pede cada ciclo, mas podemos mudar alguns hábitos e nos adaptar a alguns reajustes, ou pelos menos procurar seguir as regras quando nos sentirmos doentes ou levemente desequilibrados, para podermos retornar mais rapidamente ao estágio "normal".

Com um pouco de boa vontade, podemos, pelo menos, deixar o corpo livre de alimentos ou atividade, nos momentos em que ele está programado para se desintoxicar.


03h00min a 05h00min - o pulmão tem seu pique máximo (razão das crises de tosse, asma etc serem quase sempre nesse horário da madrugada); é o momento em que esse órgão faz sua limpeza. Quem levanta bem cedo, pode aproveitar para fazer exercícios respiratórios, que alcançarão muito mais resultados nesse momento.


05h00min a 07h00min - horário do intestino grosso, momento para realizar a evacuação desse órgão; qualquer pessoa que estiver em equilíbrio, perto das 7 horas da manhã, fará a eliminação dos resíduos alimentares (já ouviram alguém dizer "meu intestino é um relógio, todos os dias à mesma hora, sinto vontade de evacuar..." - lembrem que é a situação ideal, formada por uma série de fatores, como alimentação equilibrada e outros).


07h00min a 09h00min - horário do estômago: depois de limpo o tanque, vamos enchê-lo de combustível para o dia que está nascendo.
É o horário da Grande Alimentação, em que o corpo pede e aceita melhor e naturalmente os alimentos.

09h00min a 11h00min - horário do baço e pâncreas, onde são produzidos ácidos para a digestão do almoço.
Nesse período, não comer nem beber, pois assim estaremos enfraquecendo os ácidos digestivos.


11h00min a 13h00min - horário do coração, a circulação ativa-se bastante, procurem não irritar-se nesse período (razão pela qual dizem que não devemos discutir durante as refeições, geralmente o almoço, quando muitas pessoas estão reunidas - tradicionalmente - e pode surgir a discussão estressante de problemas).

Por essa intensa atividade circulatória, melhor comer a metade do que ingerimos no desjejum matinal.


13h00min a 15h00min - entra em funcionamento o intestino delgado, que auxilia na digestão - nesse horário não beba nem coma.


15h00min a 17h00min - é a vez da bexiga; no fim desse horário, aconselha-se beber líquidos (será a origem do chá das cinco inglês?).


17h00min a 19h00min - os rins trabalham com os líquidos tomados no período anterior.


19h00min a 21h00min - horário da circulação-sexo (esse é um meridiano/órgão que a medicina ocidental não reconhece); nesse período, quem está bem de saúde quer agitação (inclusive, sexo) e estando mal, sente cansaço (a circulação não está funcionando corretamente).

Aproveita-se para fazer a última refeição do dia, mais frugal que as anteriores, preferencialmente, às 19 horas.


21h00min a 23h00min - horário do Triplo Aquecedor (também não identificado pela medicina ocidental) - período em que o sistema de limpeza do corpo irá funcionar (hora da faxina) - acionado pelo aparelho digestivo, o aparelho respiratório e o aparelho excretor.


23h00min a 01h00min - horário da vesícula biliar - a reserva de bílis é jogada para auxiliar o trabalho do Triplo Aquecedor.

Importante (na medida do possível, conforme cada um puder e/ou desejar): não tomar líquidos ou comer das 19 horas até as 07 horas do dia seguinte, para não atrapalhar o processo involuntário de purificação de nosso corpo.


01h00min a 03h00min - horário do grande chefe, o maestro e comandante do processo de formação do corpo: o fígado.Nesse período é importante permanecer deitado, para deixá-lo trabalhar em todo o organismo. Por isso quem comer ou beber tarde da noite ou ficar acordado nesse horário, acordará de "ressaca", pois o fígado reflete-se nos olhos (na MTC, os órgãos relacionam-se em dupla: assim, se tivermos algum distúrbio no fígado isso refletirá em problema de visão e vice-versa; o funcionamento do intestino grosso reflete no estado dos pulmões etc).


E, novamente, o ciclo reinicia e segue a vida...

Wednesday, October 8, 2008

Como diminuir a ingestão de agrotóxicos

Sabe-se que o nível de agrotóxicos e defensivos agrícolas contidos nos vegetais que ingerimos é excessivo e extremamente prejudicial à saúde.
São venenos que, na maioria das vezes, pelo exagero de pulverizações, chegam a nós em altas dosagens.

O mais indicado, para evitar ingerir esses compostos venenosos, é seguir a tendência mundial de dar preferência a produtos orgânicos certificados, que hoje são encontrados até nos balcões dos supermercados.

Graus de contaminação de frutas e hortaliças

Folhas (alface, agrião, almeirão, rúcula, couve-manteiga, tempero verde etc.)
Apresentam ciclo de vida curto e são os vegetais que recebem um número menor de pulverizações.

Raízes, bulbos, tuberosas (beterraba, cenoura, alho, cebola etc.)
Apresentam um ciclo de vida intermediário e, por esse motivo, recebem maior número de pulverizações.
Alerta: batatas e cebolas, por serem consumidas em grande escala, são exceções, recebendo cerca de 30 pulverizações de agrotóxicos, durante o ciclo da cultura.

Legumes (tomate, pimentão, berinjela, pepino, abobrinha etc.)
São os mais delicados para produzir, ficando mais sujeitos ao ataque de pragas e doenças.
Alerta: o tomate, sendo um dos campeões de venda, também é campeão em resíduos: recebe em média 36 pulverizações.

Frutas:
Por terem um ciclo ainda mais longo, em geral, recebem maior número de pulverizações. Podemos selecioná-las conforme o grau de contaminação:

Baixo risco de contaminação - caqui, pitanga, abacate, acerola, jaboticaba, coco, bergamota comum, bergamota polkan, nêspera;

Médio risco de contaminação - banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão formosa, maracujá;

Alto risco de contaminação - morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina.

Algumas dicas para evitar e/ou diminuir a ingestão de agrotóxicos:

1) Dê preferência a frutas e verduras da época

Fora da estação adequada é quase certo que a fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos. É por isso que quando você não encontra tomate, cebola ou outros produtos na feira orgânica é porque não está na época deles. Escolha outro produto que os substitua em termos nutricionais.

2) Procure sempre descascar as frutas

Não sendo orgânicas, os resíduos de agrotóxicos ficam especialmente nas cascas das frutas; nesse caso, é importante descascá-las, principalmente os pêssegos e maçãs.

3) Lave bem as frutas e verduras

Use água corrente durante pelo menos 1 minuto, limpando sua superfície. Ou coloque-as numa solução de água (1 litro) com um pouco de vinagre (4 colheres de sopa), durante vinte minutos.

Alerta: como a atuação da maior parte dos agrotóxicos é "sistêmica" (quando aplicado às plantas, circulam através da seiva e por todos os tecidos), descascar e lavar as frutas não garante a eliminação total dos resíduos, somente sua diminuição.

4) Retire as folhas externas das verduras

Em geral, ali se concentram mais agrotóxicos.
Com sua retirada, a "carga mais pesada" é eliminada.

5) Diversifique nas hortaliças e frutas

Além de propiciar boa mistura de nutrientes, reduz a chance de exposição ao mesmo agrotóxico usado pelo agricultor.

6) Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região

Alimentos que percorrem longas distâncias, normalmente, são pulverizados pós-colheita e possuem um nível maior de contaminação.

Texto baseado em informações do engenheiro agrônomo Moacir Roberto Darolt, autor do livro Alimentos Orgânicos - Um Guia para Consumidores Inteligentes.