Tuesday, October 18, 2011

Dia de Amar Seu Corpo - 2011

Dia de amar seu corpo

Relembrando que hoje é dia de blogagem coletiva - Dia de Amar seu Corpo - 2011.

Veja aqui como participar: Blogagem Coletiva/Dia de Amar Seu Corpo.

Minha contribuição está aqui: Você gosta do que vê no espelho?

Participem: soltem o verbo!

Sunday, October 16, 2011

Se ama uns porque devora outros?

ANA MARIA BRAGA NO JAPÃO: La Braga alimentou os veadinhos na entrada de um templo oriental e depois foi comer os parentes deles num restaurante japonês... se você ama uns porque come outros (a pergunta que não quer calar)?

Friday, October 14, 2011

A política agrícola brasileira e o incentivo aos agrotóxicos


"O elevado e “alarmante consumo” de agrotóxicos no Brasil é resultado “de um conjunto de opções políticas adotadas pelo país, que remonta aos anos 1960”, esclarece Flávia Londres, autora do livro lançado na semana passada, Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida. Segundo ela, há 50 anos o Brasil potencializou investimentos em um modelo agrícola de monocultura que incentiva o uso de agrotóxicos nas plantações.

As isenções fiscais e tributárias também têm favorecido a comercialização do produto no país e fazem parte da política expansionista do agronegócio. “O governo federal concede redução de 60% da alíquota de cobrança do ICMS a todos os agrotóxicos e isenta completamente de IPI, PIS/Pasep e Cofins os agrotóxicos fabricados a partir de uma lista de dezenas de ingredientes ativos (incluindo alguns altamente perigosos como o metamidofós e o endossulfam, que recentemente tiveram o banimento determinado pela Anvisa)”, informa a engenheira agrônoma em entrevista concedida por e-mail.

Em função das lavouras transgênicas, Flávia menciona que cresce no Brasil a comercialização de agrotóxicos. “Segundo estimativas da indústria de biotecnologia, mais de 75% das lavouras transgênicas cultivadas no Brasil são de soja transgênica da Monsanto tolerante ao Roundup (herbicida à base de glifosato). Não por acaso, o consumo de glifosato no Brasil saltou de 57,6 mil para 300 mil toneladas entre 2003 (ano da autorização da soja transgênica no país) e 2009, segundo dados divulgados pela Anvisa”, menciona."

Flávia Londres é formada em Engenharia Agrônoma pela Universidade de São Paulo – USP e atualmente é consultora da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – AS-PTA.

A política agrícola brasileira e o incentivo aos agrotóxicos - Confira a ntrevista com Flávia Londres

Friday, October 7, 2011

Você gosta do que vê no espelho?

Dia de amar seu corpo

Vivemos numa sociedade em que elaboramos um conceito sobre as pessoas envolvendo-as com um longo e avaliador olhar... analisamos o cabelo, o índice de gordura, os dentes, as rugas, o som da voz, toda e qualquer imperfeição  é cruelmente colocada na balança para, enfim, emitirmos nosso veredito: nossa, que bagulho!

É, pode até ser engraçado à primeira vista, mas nos acostumamos com essa ditadura da perfeição física: malhação, dietas hipocalóricas, corrida, saltos e mirabolantes práticas aeróbicas e anaeróbicas que tornam a vida das pessoas um pequeno e particular inferno, embora elas digam que não, que estão cuidando da saúde... Epa! sou uma das maiores defensoras da manutenção da saúde, mas sem exageros e sempre visando o bem estar, nunca o sacrifício e a tortura!

As mulheres são presas fáceis dessa ditadura, principalmente quando entram no mundo de sonhos (que podem virar pesadelos) das cirurgias estéticas; diminui o nariz, aumenta os seios, tira a barriga, levanta o popô, elimina as manchas da pele, corta a papada, esconde os sulcos que a vida colocou na face... Silicone hoje é palavra comum, até as crianças já conhecem seu significado e quem sabe até pensam em colocar algum, no futuro...

ok, cada um é dono do seu corpo e faz com ele o que desejar!

Mas será que desejamos mesmo fazer todas essas modificações ou elas são impostas pela indústria da moda de braços dados com os avanços tecnológicos ligados à estética, de uma forma que começa sutilmente, depois escancara e você já não tem como escapar? A vizinha fez, minha tia também, até minha avó entrou nessa, todas as atrizes da novela estão fazendo - socorro! tenho que fazer também!!!!!!!!!!!!!

Às vezes, pensamos que nossas decisões são muito pessoais, que escolhemos aquilo que queremos - mas será que é assim mesmo? E todas essas influências que rodeiam você, será que elas não "fazem a sua cabeça"? Agora mesmo, você está lendo o que escrevi e pensando a respeito; de certa forma, estou influenciando seus pensamentos... ainda bem que desejo apenas que você reflita, que pare pra pensar e não seja apenas mais um carneirinho que segue o bando!

Olhe seu corpo com amor, com tolerância e veja se realmente são necessárias tantas intervenções agressivas para transformá-lo ou para tentar parar a ação do tempo... aceite-o e ajude-o a manter-se saudável e bonito com práticas como a alimentação equilibrada, caminhadas, nadar, yoga e outros exercícios não estressantes, cosméticos naturais (menos química), muita respiração correta (a maioria das pessoas respira de forma errada e não oxigena suas células) e, principalmente, muito amor! Procure o Caminho do Meio...

Thursday, October 6, 2011

Ensino em casa: uma possibilidade real


Após várias semanas de intenso trabalho, já está disponível a Primeira Base Curricular Domiciliar do Brasil!

"O ensino e a aprendizagem são características naturais e essenciais aos seres humanos. Desde que nosso sistema nervoso é formado, ainda no útero materno, em maior ou menor grau, mergulhamos em um processo contínuo e vitalício de ensino-aprendizagem. Enquanto estamos vivos e conscientes, estamos aprendendo e, quase sempre, ensinando.

Dentro desse processo, há o que chamamos de educação, que é o uso intencional e planejado do ensino e da aprendizagem para determinados fins. E, por sua vez, a educação também pode se desdobrar em vários subprocessos relacionados ao desenvolvimento de aspectos específicos do ser humano.

Neste início de milênio, a educação tem se mostrado como uma das maiores preocupações da humanidade. E, diante desse anseio pela aplicação de uma educação de qualidade, muitos pais têm assumido a responsabilidade integral por instruir seus filhos em todos os aspectos educativos (físico, emocional, social, cognitivo, etc.). Apesar desse processo ainda ser recente em nosso país, diversas famílias brasileiras vêm optando pela educação domiciliar como modelo fundamental de instrução oficial para suas crianças.

E é nesse contexto que surge a necessidade de parâmetros gerais que possam nortear a criação de propostas curriculares coerentes, consistentes e que garantam um padrão mínimo de qualidade para qualquer ação educativa que possui como locus o lar do educando.
Assim, é com grande alegria que apresentamos, materializada neste documento, a primeira proposta de Base Curricular Domiciliar do Brasil."

Confira em Por uma aprendizagem natural.

É estimulante saber que coisas boas e produtivas também estão acontecendo, enquanto leio diariamente sobre toda a maldade, corrupção e falta de ética que rola em nossa civilização decadente!

Apressadamente, o feijão transgênico é aprovado 2!


Liberação apressada e irresponsável do feijão transgênico no Brasil, um dos principais alimentos da nossa mesa:

IHU On-Line – Quanto tempo de estudo é suficiente para liberar ou não um alimento transgênico?

José Maria Gusman Ferraz – Quando se trata de um evento novo como esse, que não existe liberação comercial em nenhum lugar no mundo, as próprias regras da CTNBio (Resolução n.5) apontam para a necessidade de estudos mais rigorosos. Entretanto, não foram efetuados estudos de várias gerações dos organismos testes, e tampouco avaliações sobre animais em gestação, para verificar as implicações no feto. O tempo de observação foi muito curto, de 35 dias, e foram usados apenas três animais para avaliar os efeitos na saúde (alterações de órgãos e fisiologia). Nesta reduzida amostragem foram observadas alterações, como aumento do fígado, diminuição dos rins.

Essas informações são mais do que suficientes para evidenciar a necessidade de aprofundamento dos estudos antes de uma liberação comercial. Principalmente, levando em conta que o brasileiro come feijão durante a vida toda e não durante 35 dias de sua existência.


Leia a entrevista completa aqui: Feijão transgênico. “A ‘porteira’ está aberta”. Entrevista especial com José Maria Gusman Ferraz