Friday, February 12, 2010

Confirmado: "pandemia" já era...


OMS admite que gripe A está em fase de declínio

Organização prepara o fim do status de pandemia para o vírus H1N1

A pandemia de gripe A está com os dias contados


A OMS (Organização Mundial da Saúde) se prepara para anunciar, ainda em fevereiro, o fim da fase aguda da expansão do vírus H1N1 pelo planeta. Desde que os primeiros casos surgiram no México, em março último, a doença matou pelo menos 15,1 mil pessoas no mundo. (Obs. minha: Se levarmos em conta o total da população mundial, esse dado não é relevante; morre muito mais gente de fome, câncer, AIDS, desastres naturais, acidentes nas estradas...)

- Não se pode dizer que uma pandemia acaba da noite para o dia. Mas estamos agora provavelmente em uma fase de transição, na qual notamos um declínio persistente dos casos, embora ainda haja surtos pontuais - afirmou à agência Folha, Gregory Hartl, porta-voz da OMS para epidemias.

Agora vem a parte mais interessante para nós, consumidores:

Estoque de vacinas encalharam nos países

A pandemia de gripe A foi declarada em junho de 2009 porque a OMS constatava então a propagação contínua e disseminada do vírus em duas ou mais regiões do planeta. Na época, foram feitos alertas e governos compraram centenas de milhares de doses de vacina. Como a disseminação arrefeceu, os estoques encalharam e os governos europeus tentam agora revendê-los e cancelar encomendas. Nos últimos dois meses, a OMS se viu no centro de uma polêmica em que especialistas e parlamentares europeus a acusam de exagerar o alerta para beneficiar a indústria farmacêutica.
Um inquérito com apoio do Parlamento Europeu está sendo conduzido no Conselho da Europa, principal entidade de monitoramento dos direitos humanos no continente e deve ser concluído em junho. A OMS nega ter sofrido influência das farmacêuticas e atribui a contenção das mortes à rapidez de sua ação.

Dados obtidos do jornal ZH - 12/02/10

E você, vai colaborar com o consumo dos estoques de vacina encalhados?

No comments: