Friday, July 23, 2010

Adiós, Pampa Mia!


Tristemente, a letra do tango deixou de ser apenas poesia e transformou-se numa realidade patética... o autor se despede de seu pampa estimado e o louva nesse adeus; se hoje, o antigo morador dos pampas gaúchos resolvesse retornar a suas origens, iria levar um choque, pois este já perdeu 54% de sua área original!

Mais de metade do pampa gaúcho desapareceu!

Estamos muito focados na devastação amazônicam mas outras áreas brasileiras estão sendo consumidas pela ganância de exploradores...

Leia a matéria publicada em ZH de hoje:

Pampa já perdeu 54% de sua área original


Mais da metade do pampa gaúcho desapareceu. Segundo pesquisa inédita do Ministério do Meio Ambiente, até 2008 o desmatamento já havia consumido 54% do bioma.

Se for levado em conta apenas a vegetação nativa, os números são ainda mais assustadores. Apenas 36% do pampa se manteve – os 10% restantes são de corpos d’água.

O levantamento do ministério registra uma devastação, de 2002 a 2008, de 2.183 quilômetros quadrados. O município de Alegrete desponta como campeão de áreas desmatadas, com 176 quilômetros quadrados no período de seis anos. Em seguida, surgem Dom Pedrito, com 120 quilômetros quadrados, e Encruzilhada do Sul, com 87 quilômetros quadrados.

Só uma operação combateu desmatamento no pampa

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as causas da devastação do bioma ainda estão sendo investigadas. Ela sugere, porém, que a produção de soja, celulose e a pecuária estão são os principais agentes do desmatamento.

– No passado, a causa estava relacionada à questão pecuária. Mais recentemente, surgiu uma discussão sobre reflorestamento por conta das papeleiras e um pico de entrada de soja. Mas agora vamos avaliar – disse Izabella.


Mesmo com o avanço do desmatamento, o pampa não está entre as maiores preocupações do ministério. O bioma tem a menor taxa anual de área suprimida entre os cinco pesquisados. Enquanto na região gaúcha o índice é de 0,20%, o do cerrado alcança 0,69% de devastação anual. O pantanal, a Amazônia e a caatinga também estão sendo reduzidos mais rapidamente. A Polícia Federal planejou 861 operações de combate ao desmatamento em 2010. O maior número, 226, é destinado à Amazônia e apenas uma foi direcionada para o pampa.

Mais uma comprovação de que não é só a pecuária que devasta as áreas verdes, mas a excessiva plantação de soja, grão que encontra mercado cada vez maior... vegetarianos, consumam menos soja, por favor! Ser vegetariano/vegano não significa que você irá transformar-se num comedor compulsivo de soja!

No comments: