Sunday, July 17, 2011

Excesso de farmácias e medicamentos


"O Brasil entrou na rota de investimentos das principais multinacionais farmacêuticas. Vários fatores contribuem para isso, entre eles o desenvolvimento de novos produtos e o aumento significativo de estabelecimentos ou parcerias entre grandes redes.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Brasil possui cerca de 80 mil drogarias e sete mil farmácias de manipulação. O país está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo e, no que diz respeito ao consumo de cosméticos, é o terceiro. A previsão é que até 2013 as vendas no mercado farmacêutico global cresçam de 4% a 7% ao ano.

O segmento de genéricos também é expressivo, representando grande parcela do mercado. Em 2010, as vendas desses remédios totalizaram R$ 6,2 bilhões, 40% a mais que no ano anterior. Para 2011, estima-se que as indústrias instaladas no Brasil devem investir cerca de R$ 1,5 bilhão só nesse segmento."

Fonte

Para alguns, esses dados podem indicar desenvolvimento... para outros (como eu), indica o contrário, que a doença tornou-se um lugar comum em nossa sociedade. Todos são doentes crônicos e dependem da indústria farmacêutica para manter-se em pé, supostamente "saudáveis"!

No comments: