Thursday, March 18, 2010

Cuidado com as fontes de informação 2!


É preciso discernimento ao escolher aquilo que irão ler ou divulgar sobre a não-vacinação.

Como essa onda de repúdio à vacina contra a Gripe A está "na moda", muita bobagem ou textos redigidos com excessiva emoção (vacina assassina, o governo quer nos matar, é pior que veneno de cobra etc e etc) estão por todos os cantos da rede, entupindo nossa caixa de e-mails.

O que precisamos para fortalecer nossa posição de não-vacinar são artigos, textos e depoimentos lúcidos, racionais, com embasamento científico, preferencialmente ditados por profissionais da saúde que têm um ponto-de-vista alternativo, isto é, não estão cegos ou não foram seduzidos pela indústria farmacêutica.
Existem muitos sites e também uma extensa bibliografia.
Não esqueçam que não é só essa vacina; bem pior é o número exagerado de vacinas que nossos bebês são obrigados a tomar em tenra idade, quando seus sistemas imunológicos são ainda imaturos.

Ao divulgar informações incorretas ou carregadas de emoção e dramaticidade, estamos colaborando para auxiliar nossos detratores, ou seja, estamos "dando munição ao inimigo"... acabamos sendo rotulados como um bando de pais histéricos e mal informados, que não querem seguir o conselho dos profissionais que estudaram tantos anos para cuidar de nós, pobres criaturas sem cérebro!

Logo, atenção!

Também aconselho a arquivarem todo o material de qualidade que encontrarem, após sua leitura, assim terão argumentos científicos para responderem às pessoas que desejam saber porque não querem vacinar (seu médico, sua vizinha, parentes nervosos).
Principalmente, artigos e opiniões de profissionais da saúde, que são as que são mais levadas em conta (há muitas, principalmente em língua inglesa - sugiro usarem o tradutor do Google e depois corrigirem os inúmeros erros que aparecem, mas é uma forma mais rápida de traduzir, para quem não tem muita fluência nessa língua).

E se forem depoimentos de pessoas que tiveram sequelas ou de suas crianças, verifiquem a veracidade, se não é uma pegadinha, pesquisem, principalmente a FONTE!

Todo texto publicado deve vir acompanhado da sua fonte: a origem da informação!
Uma informação sem fonte é como "conversa fiada", ou seja, não passa confiabilidade.


E também investiguem a fonte; por exemplo, vocês encontram ótimas informações ditas pela Dra. Maria del Carmo Strassburguer (não concordam que é um nome imponente e que parece "sério"? - foi apenas inventado por mim enquanto estou escrevendo esse post) - logo, vão ao Google e pesquisem quem é essa criatura, se ela realmente existe, qual o seu currículo profissional, etc e etc.
Porque assim como inventei esse nome, posso inventar uma série de dados e assinar como uma doutora (em falcatrua...).

Então, olho vivo e bem aberto!
Assim, poderemos criar uma rede forte e confiável de informações e não um monte de boatos e balelas que levam ao escárnio dos demais.

No comments: