Wednesday, March 17, 2010

Cuidado com as fontes de informação!



Um e-mail mal escrito, tosco e cheio de imperfeições anda circulando pela rede e fazendo um desserviço para quem quer informações precisas sobre a vacina contra a Gripe A.
Para mim, pode até ter sido criado maliciosamente por "especialistas da área da saúde" ou vacinistas fanáticos, que agora o usam como arma para criticar quem vê falhas na vacina - "vejam só o que os críticos da vacina dizem, um monte de besteiras, vão já tomar a vacina!" Na corrida para vacinar a massa, vale tudo...
De qualquer forma, serve de alerta para que usem critérios de avaliação racionais, ao buscar suas fontes de informações - uma boa fonte é o site do dr. Joseph Mercola, por exemplo.

Vejam que estão usando o texto desse e-mail fajuto para incentivar as pessoas à vacinação:

Uma mensagem anônima circulando na internet desde a semana passada está sendo desmentida por médicos e criticada pela Secretaria Estadual da Saúde por confundir a população. Em tom alarmista, o e-mail chama a vacina contra o vírus da gripe A de assassina e orienta as pessoas a não se imunizarem, colocando em dúvida a qualidade das doses e das campanhas desenvolvidas pelo governo.

O autor do texto afirma que o produto contém substâncias capazes de provocar um “genocídio”. Entre erros de pontuação e frases sem sentido, sugere haver uma “tramoia” entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e fabricantes para garantir lucros com a venda da vacina.

Cansada de mensagens do tipo, a vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai, classificou o alerta como irresponsável. A especialista disse que as vacinas já foram usadas nos Estados Unidos e na Europa com êxito. Segundo ela, não houve registro de mortes nem de efeitos colaterais graves.

O chefe do serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luciano Goldani, diz ter sido um dos primeiros a se vacinar por aqui. Como o colega André Luiz Machado da Silva, infectologista da Vigilância Epidemiológica da Capital, ele teme que os gaúchos deixem de se vacinar.
– Fiz a vacina e o máximo que senti foi o braço dolorido – disse Goldani

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, também rechaçou o e-mail, definido como “sórdido” e “covarde”. Ele fez um apelo ao gaúchos:

– Não deixem de se vacinar. Risco correrá quem acreditar nesses boatos.


Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,2840781,Medicos-desmentem-e-mail-que-condena-vacina-contra-a-gripe-A.html

*******************************

hahahaha... sórdido e covarde... parece diálogo de novela mexicana!
Prefiro dizer que é uma pegadinha - só caem nela os distraídos, porque se você ler atentamente, vai até rir ante as tolices ali escritas - por isso, me parece um texto criado propositalmente para avacalhar com aqueles que criticam a vacina!

No comments: