Tire a venda dos seus olhos e aproxime-se! Leia nas entrelinhas e procure ver através do brilho da ilusão, pois vivemos como mansas ovelhas agrupadas em um rebanho comandado por meia dúzia de pastores. Atreva-se a mudar sua posição, pois a Verdade não é aquela que nos mostram e obrigam a viver, através das mais variadas artimanhas e armadilhas. Faça diferente! (Vera Falcão)
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Inverno congelante
Esse inverno está fazendo jus à sua essência: está frio MESMO!
A semana promete marcar baixíssimas temperaturas aqui no RS e até em Porto Alegre (que não se localiza na serra) poderão chegar a 0º.
A prefeitura de Porto Alegre tem dois números de telefone para atender moradores de rua, levando-os para albergues: 3289 4994 (para menores) e 3346 3238 (para adultos). Se encontrar alguém dormindo nas ruas, ligue para um desses números, que o frio que está fazendo pode até matar...
Sabiam que perdemos 70% do calor pela cabeça? Por isso, a importância de mantê-la abrigada, com chapéu ou touca de lã, casaco com capuz ou boné - seja qual for a sua preferência, mantenha a cabeça coberta ao expor-se ao frio.
Li matéria na ZH de 28/06/11, com entrevista de um climatologista gaúcho, Francisco Aquino, onde ele diz que anda sentindo mais frio aqui, em pleno sul do Brasil, do que nas suas aventuras pelo continente gelado - ele está acostumado a participar de expedições de estudo na Antártica.
Naturalmente, porque lá eles usam roupas especiais para aguentar as baixas temperaturas e nós, muitas vezes, não sabemos como nos agasalhar corretamente. Além disso, somos pegos de surpresa pelas mudanças climáticas, que acontecem bruscamente.
Seguem algumas dicas dele, para enfrentar a sensação térmica baixa, que excede a temperatura que mostra o termômetro, pois inclui outros fatores, como o vento e a umidade:
"A dica mais simples é proteger os extremos: mãos, pés e cabeça. É muito importante usar touca ou gorro, luvas, meias mais quentes. outra dica é se vestir em camadas. Usar várias camisetas e uma blusa mais fina e, por cima, uma jaqueta que sirva para cortar o vento. Não precisa ser uma jaqueta grossa. Na Antártica, por exemplo, elas são leves, de pena de ganso. O segredo está nas camadas, porque elas mantém o ar aquecido junto ao corpo. Também vale usar o bom e velho cuecão ou a meia-calça , no caso das mulheres."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oii curtii seu blog estou seguindo! Ficarei muito feliz se vc visitar o meu blog e me seguir tb :) Bjs www.jessicacaho.blogspot.com
E quando esse frio chato vai passar?
Pq vô te dizer, tá insuportável.
Depois vem alguns idiotas dizerem "ah, mas eu gosto do frio, a gente fica mais elegante e blah, blah, blah", dá vontade de matar.
Notei que os comentários hoje estão bem azedos... calma, que ainda tem muito frio pela frente, quase 2 meses. É a falta do PC? É, vicia...
Postar um comentário