Friday, May 1, 2009

Todo cuidado é pouco


A informação que é divulgada para o público deveria ser cuidadosamente analisada, pois a maioria das pessoas que assimila esses dados, confia em sua veracidade.
Mas sabemos que nem sempre isso acontece: muitas mentiras são veiculadas, muitas falhas acontecem e nem sempre existe o cuidado responsável com o que é transmitido pela mídia.

Há alguns dias estou assistindo pela TV a um comercial de um absorvente, que entre muitas e lindas imagens, mostra um bebê sendo alimentado pela mãe e esta sopra o alimento na colher antes de oferecer ao filho.
Já foi informado pela comunidade médica - talvez não o suficiente - que o ato de esfriar o alimento, soprando-o, é um ato transmissor de doença, no caso, a cárie:

"A cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias."
http://guiadobebe.uol.com.br/dentes/higiene_bucal_do_bebe.htm

"O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias."
http://www.portalodontologia.com.br/odontologia/principal/conteudo.asp?id=2482

"Nada de soprar a papinha
Você sabia que cárie também se transmite? Pois é. Aquela assopradinha que a mãe dá na colherzinha, antes de colocar a papinha na boca do bebê, transmite milhões de bactérias da cárie para a comida, que depois se instala na gengiva do bebê. Por isso não se deve assoprar a comida do bebê, dar-lhes de comer na mesma colher do adulto e nem beber no mesmo copo."

http://www.proi.com.br/dicas.html

É uma grande responsabilidade informar: pode-se salvar vidas mas também prejudicá-las ou até eliminá-las com um trabalho superficial, tendencioso ou visando principalmente o lucro monetário.
A propaganda é uma arma poderosa - tenha cuidado quem a maneja...

2 comments:

Liana said...

hj eu fico pensando, que tem escova antibacteriana, protex pra passarmos em crianças que andam rolando na grama, e nao podemos nem assoprar a comidinha pq podemos transmitir caries. Mas e beijar na boca do marido?? ou do bebe?? ou na bochecha?? abraçar??
vc ja leu sobre a teoria do excesso de limpeza, causadora de alergias??

tudo isso esta passando por cima do que é principal, o calor humano e a vida.

a propaganda é algo realmente poderoso, e a manipulação do medo dos pais tb!

Vera Falcão said...

Liana, concordo com vc que todo o excesso é prejudicial, mesmo o da higiene e da limpeza; mas o meio termo vale e nesse caso, considero a salivação sobre a comida da criança, antihigiênica... ela ainda está desenvolvendo anticorpos e tem menos defesas - vc vai deixá-la interagir com o meio-ambiente mas pq forçar um contato que pode ser perigoso?
beijo na boca da criança? afff... adultos trocando fluídos, vá la!