Saturday, July 18, 2009

A nova gripe e os velhos costumes


Esse artigo de autoria de Jaime Nudilemon Chatkin (Promotor de Justiça de Defesa Comunitária em Pelotas/RS), é bastante realista e objetivo; foi publicado em ZH de 17/07/09.
Gostei imensamente dele (concordo com a linha de pensamento seguida) e por isso o reproduzo aqui, para que mais pessoas possam refletir sobre as palavras do autor.


"Aumentam os casos de gripe suína em todo o mundo, amedrontando populações e trazendo prejuízos financeiros de vulto às economias dos locais afetados.

A letalidade do vírus, por sorte (e nada mais do que isso), parece ser baixa, prevendo-se um número não muito elevado de vítimas fatais da doença.

Observa-se que o descobrimento da vacina é esperado como a solução definitiva para o problema.

Mas será mesmo?

É como se alguém encontrasse um vazamento de água em sua casa e determinasse, para solucionar a questão, que toda a mobília fosse imediatamente impermeabilizada.

Mas as causas do vazamento não foram de modo algum combatidas.

Creio que a comparação se mostra adequada.

É claro que a vacina é importante e poderá salvar muitas vidas, mas a pergunta que se impõe é o que foi ou será feito para evitar que a aparição desse tipo de ameaça seja recorrente na sociedade (lembre-se dos recentes casos da vaca louca e da gripe aviária).

As causas do aparecimento da gripe suína podem com certeza ser desvendadas, e já existiam estudos, mesmo antes da pandemia, que indicavam que o confinamento de um grande número de animais em fazendas industriais propicia um meio adequado para o surgimento e mutação de vírus potencialmente nocivos ao ser humano.

Fazendas industriais, para quem não sabe, foi o modo que o agronegócio sem preocupações éticas encontrou para aumentar a produtividade na criação de animais, confinando um número cada vez maior deles em espaços cada vez menores e cruéis, tudo em nome do aumento do lucro, sem importar o sofrimento dos seres vivos ali tratados como mercadoria e com os danos ambientais causados por esse tipo de aglomeração.

A propósito, sabe-se que no México, país onde surgiram os primeiros casos de gripe suína, existem inúmeras dessas fazendas para fornecer carne suína, principalmente à população norte-americana, em virtude de acordos comerciais.

Mas o que será feito de concreto a respeito dessas granjas, verdadeiras aberrações éticas do sistema capitalista?

Como era de se esperar, nada.

Ao contrário, rebatiza-se o vírus para não atrapalhar os negócios e se joga toda esperança na grande vacina, fazendo reféns da indústria farmacêutica um sem número de governos.

Em suma, seguindo-se a cartilha do mais puro capitalismo, a pandemia gerará crescimento para o dinheiro de alguns poucos, em detrimento do dinheiro de muitos e das verbas públicas.

E nada, absolutamente nada será feito para atacar as causas de um problema que, em um futuro retorno, poderá surgir de forma mais agressiva e devastadora."

7 comments:

Maria Moreira said...

Viva Vera

Ainda há pouco, ao fazer a minha ronda matutina pelas notícias (alternativa mais «saudável» à TV.... pois há anos deixei de a usar...), li um comentário interessante que passo a transcrever (o contexto da notícia tem a ver com uma menina de 2 anos que salvou a mãe; leia mais em http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=141984&tab=community):

«É hora de acordar
Está em curso um vasto plano de exterminação massiva da população humana, através da criação em laboratório de doenças epidémicas como a nova Gripe Suína, e suas inoculações (vacinas que SUPOSTAMENTE irão curar).

O objectivo é prosseguir a agenda de um pequeno grupo elitista, cujos quais controlam todas as áreas da nossa sociedade, como o sistema financeiro/bancário, Governos, comunicação social, educação, saúde, energia, etc. e agora querem controlar e reduzir drasticamente a população humana para menos de 1 bilião.

Esta agenda é extremamente complexa e envolve todo um imenso polvo, cujo qual é coordenado através de sociedades secretas e outras associações como os Bilderberg Group, Council on Foreign Relations, Trilateral Comission, Club of Rome, Skull and Bones, Bohemian Grove, e muitas mais, assim como serviços secretos como MI5, MI6, CIA, FBI, Mossad, KGB, etc., etc. São eles que fomentam o terrorismo, são eles que fomentam as guerras, são eles que controlam o tráfico de droga, são eles que controlam o tráfico de órgãos e de seres humanos, são eles que estão por trás da crise financeira, com o objectivo de apresentar uma moeda mundial e um governo mundial.

Todos os líderes mundiais estão controlados, como por exemplo Sarkozy, Merkl, Gordon Brown, Berlusconi ou Barak Obama.
Conselhos:
-EVITE A VACINA
-INVESTIGUE, A REALIDADE É MAIS ESTRANHA DO QUE A FICÇÃO
-DESLIGUE A TELEVISÃO, UTILIZE MEIOS DE INFORMAÇÃO ALTERNATIVOS
-EVITE A VACINA

freedomformankind2012, em 2009-07-16 12:23:23
»

e uma resposta a este comentário que, aparentemente, nada tem a ver com a notícia:

«Os meus parabéns ao programa e a menina, com ou sem ensino ela foi eficiente e inteligente. Adiante um comentário encheu o meu olho de "freedomformankind2012, em 2009-07-16 12:23:23"... Ultrapassando a lista e o bilião, o comentário tem um fundamento asustador. Pessoalmente há vários anos acredito, investigo, e desenvolvo pesquisas sobre este assunto. Até agora não tem sido nada animador, pelo contrário...Tenho medo desta realidade que me oferece um verdadeiro filme de terror. A questão é; como é que as outras pessoas vão entender, e se entenderesm como é que vão acreditar e se acreditarem...como é que vão ACEITAR?Pergunto-me, estará o mundo preparado para um boom de auto consciencia, a tão procurada e sofrida luta contra o rebanho mundial. Será que algumas dessas pessoas na sua "auto consciencia" têm limites da sua indepêndencia, pergunto-me qual das partes é melhor, deixar o mundo morrer, sofrer, perder, destruir-se, ser usado, usurpado, controlado, violado até não haver mais nada para sugar de uns quantos "superiores"? Ou será melhor arriscar a perigosa auto consciência que envolve naturalmente uma rebeldia contra regras, e opniões que podem ser devastadoras se a sua integridade for distorcida? Um verdadeiro jackpot para um dos lados, e no meio deste limbo estão os que ainda tem uma utupia, como sempre houve durante a humanidade, os mediadores de sonhos versus realidade. Atrevo-me a dizer; com ou sem palavras estamos ns mãos do povo e a sua escolha.

outravoz, em 2009-07-17 00:01:27
Alertar sobre conteúdo impróprio
»

Dá (muito...) que pensar não??

Um abraço e boas reflexões...

Maria!

Maria Moreira said...

Após ter ficado curiosa com o comentário que lhe falei (leia o meu último post aqui) fui descobrir o blogue deste comentarista (http://sol.sapo.pt/blogs/freedomformankind2012/default.aspx) e descobri esse filme (como está o seu inglês??):

http://video.google.com/videoplay?docid=7886780711843120756&ei=mHG-Sdj4CKaKrQLssoSPBg&q=obama+deception

VEJA-O e opine Vera!!!

Abraço,

Maria!

Maria Moreira said...

Viva ao cubo:

Um link verdadeiramente fora do manual para você investigar Vera: http://www.cyberdelix.net/parvati/conspirc.htm

Tem tudo o que você gosta... veja, investigue e opine...

abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

Oi, Maria, vc deixou bastante "lição de casa" para mim fazer... rs
Vou investigar tão logo possa, estou com menos tempo para navegar, minha filha está de férias (que foram antecipadas devido à gripe A...) Então, é manhêêêêêê 24 horas ao dia!

abração

Maria Moreira said...

Viva Vera

Boas férias para ambas (apesar de haver alturas complicadas, com pouco tempo para tudo que toda a mulher tem de quase «fazer multiplicação», toda a mãe adora essa atenção do/a seu/sua filhote/a para a «manhêêê» :) aproveite-a e divirtam-se!).

Esqueci de dizer que esse filme e o conteúdo da última página é em inglês...

Aquele Abraço,

Maria!

Maria Moreira said...

Viva de novo!

Encontrei essa notícia

«Gripe A (H1N1): Medicina tradicional chinesa cura doentes em hospital de Pequim
24 de Julho de 2009, 10:50

Pequim, 24 Jul (Lusa) - Médicos do Hospital Ditan, de Pequim, afirmaram ter curado com medicina tradicional chinesa 88 de um grupo de 117 doentes infectados com o vírus da gripe A (H1N1) que aceitaram submeter-se a esse tratamento.

Segundo declarou a um grupo de jornalistas chineses e estrangeiros, Wang Yuguang, responsável por aquele centro hospitalar, dos 297 casos positivos de gripe A (H1N1) que estão a ser atendidos, 88 foram tratados com ervas, um tratamento que considera "seguro e sem efeitos secundários".

Wang disse na quinta-feira que o período de recuperação com este tratamento é mais curto e mais barato do que com Tamiflu, cerca de 56 yuan (5,8 euros) em comparação com 12 yuan (1,3 euros).»

na agência noticiosa portuguesa LUSA. Ainda há boas práticas médicas nesse mundo :)

Grande Abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, não tomo vacinas e não recomendo a ninguém tomá-las (se me perguntarem, é claro, que não estou fazendo campanha), principalmente essas vacinas oportunistas...
Penso que essa gripe, assim como todas as doenças, possam ser curadas com métodos ditos alternativos - fiquei sabendo que minha sobrinha/afilhada, que mora em Buenos Aires, teve a tal gripe e tratou-se em casa, usando métodos que usaria para tratar uma gripe comum e está muito bem, obrigada. O sintoma mais forte que teve foi a febre muito alta.
Não tive tempo ainda de assistir ao filme que vc recomendou - mas fui assistir ao último Harry Pother com minha filha... hehehehe

bjs