Tire a venda dos seus olhos e aproxime-se! Leia nas entrelinhas e procure ver através do brilho da ilusão, pois vivemos como mansas ovelhas agrupadas em um rebanho comandado por meia dúzia de pastores. Atreva-se a mudar sua posição, pois a Verdade não é aquela que nos mostram e obrigam a viver, através das mais variadas artimanhas e armadilhas. Faça diferente! (Vera Falcão)
sábado, 11 de fevereiro de 2012
A mídia faz a sua cabeça: beba de várias fontes!
Ontem, por volta das 17:30, quando nos encaminhávamos para a Rodoviária de Porto Alegre (nós moramos perto da Usina do Gasômetro, o que perfaz um trajeto de 10 a 15 minutos até lá), fomos desviados totalmente da nossa rota por um bloqueio dos azuizinhos, sem nenhuma explicação... O caos estava estabelecido numa extensa área, onde a movimentação de veículos era enorme, quando muitos estavam voltando para casa depois do trabalho e outros dirigindo-se para a praia. Em resumo: o ônibus que íamos pegar para SC, com saída marcada para as 18 horas, partiu sem nós!
Conseguimos remarcar a passagem (muito tempo gasto numa fila), mais tempo aguardando o trânsito voltar ao "normal" para pegarmos um táxi (nossa carona já havia ido embora).
Três horas depois, finalmente em casa, consultei a internet para saber o motivo do engarrafamento monstro que atravessamos e soube da manifestação pela morte do garoto atropelado por um ônibus, quando atravessava a rua Voluntários da Pátria de bicicleta, no início da semana.
Apesar do transtorno causado à nossa vida, tive que concordar com a forma que os moradores usaram para obter atenção, já que parece ser a única que têm para buscar justiça e uma solução para seus problemas!
Hoje, pela manhã, fui buscar a notícia nos dois maiores jornais da cidade, Correio do Povo e Zero Hora, esperando um grande espaço destinado por ambos ao fato, pois abalou o cotidiano da cidade e era o que os manifestantes queriam mesmo.
O Correio destacou a notícia, colocando até uma foto (pelo número de páginas do veículo, que são poucas, diria que foi bem destacada) e ZH, com maior número de páginas, limitou-se a uma notinha perdida sobre um enorme anúncio de um automóvel.
Ou seja, a importância dos fatos é dada pelo veículo que os transmite: quem leu o Correio, considerou o fato com destaque, mas quem leu ZH, deu pouca atenção, talvez nem tenha percebido aquela notinha, se não for um leitor atento e interessado.
A notinha de ZH foi colada sobre a matéria do Correio,
no canto inferior esquerdo da foto.
Essa é a mídia que nos "auxilia" a conhecer o que acontece no mundo!
Ela mostra para onde você deve olhar, como assimilar o fato, indica o ângulo de observação e conduz o seu pensamento!
Por isso, não limite-se a beber de uma única fonte - CONSULTE VÁRIAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PODER CRIAR SUA PRÓPRIA OPINIÃO SOBRE OS FATOS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário