terça-feira, 10 de julho de 2012

Erros médicos



Uni-duni-tê, salame minguê, um sorvete colorê, o escolhido foi você!


Parece que andam usando essa técnica em alguns hospitais, durante as cirurgias. Em maio desse ano, fizeram um transplante de córnea no olho errado da paciente:

Hospital opera olho errado de jovem durante transplante de cornea

Agora, escolheram a perna errada!

"Uma idosa de 88 anos teve a perna errada operada em clínica de Novo Hamburgo. A Fundação de Saúde Pública do município admite que 'tudo indica que houve uma falha humana da equipe' no procedimento e que uma sindicância vai apurar as possíveis responsabilidades. Ela teve um pino implantado na perna direita quando a fratura era no fêmur esquerdo. (...) Segundo o filho da vítima, quando os médicos notaram o equívoco, colocaram a culpa na paciente, dizendo que a senhora havia mostrado a perna que deveria ser operada como a direita. 'Eles perderam o exame e não se certificaram de qual era a perna que devia ser operada'. Também segundo ele, a mãe tem espasmos de perda de memória." (Correio do Povo, 10/07/12)

Vamos combinar, agora é o paciente que tem que dirigir a cirurgia?

2 comentários:

Rangel disse...

Vera Falcão minha linda, perdoe a demora em retornar ao seu blog e parabéns por mais esta publicação...
Quanto a esta, a questão é que a cada dia que passa vemos estes casos como simplórios, pois infelizmente há episódios mais grotescos que vão desde até esquecerem dentro dos pacientes materiais sirúrgicos e outros mais, é um absurdo e não é só erro "humano", mas profissional, a formação não está sendo sendo realizada da forma correta ou seja, não se formam médicos por aptidão e prazer na formação, mas por conveniência e "verdinhas", o dinheiro fala mais, por isso temos que nos acostumar e submetermo-nos a estas aberrações, um abraço. Posso demorar de novo, mas volto, um abraço minha linda, fica com Dues.

Vera Falcão disse...

Médicos mais preocupados com $$$$ do que com vidas... obrigada pela visita, sempre bem vindo!