quinta-feira, 10 de abril de 2014

Transgenia nos alimentos avança cada vez mais: alguém vai pará-la?

Laranja transgênica já está em fase de testes no Brasil

"Os cães ladram, a caravana transgênica passa. Enquanto diversas organizações representativas da sociedade civil brasileira tentam impedir, através de ações e projetos junto aos poderes Legislativo e Judiciário, a expansão descontrolada de alimentos e outros organismos geneticamente modificados no Brasil, o país segue, ao fim do primeiro trimestre de 2014, na mesma toada expansionista que lhe garante um lugar no pódio dos maiores produtores e consumidores mundiais de transgênicos.
Desde fevereiro, o país já tem sua primeira plantação de laranjeiras transgênicas ao ar livre, devidamente autorizada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão responsável por aprovar todos os pedidos de pesquisa, produção e comercialização de qualquer tipo de organismo geneticamente modificado no país."

Leia mais em: Laranja transgênica

O governo apoia totalmente.
Recordo que quando a transgenia nas plantações iniciou em outros países, como a Argentina, o RS manteve uma postura fechada para ela, na época quem governava o Estado era o Olívio Dutra, político ético, coisa rara. Durante muito tempo o país manteve essa postura de repúdio e uma das bandeiras que o Lula levantava, eleitoreira, é claro, era que O BRASIL SERIA UMA ÁREA LIVRE DE TRANSGÊNICOS! hahahahahahaha Aliás, foi esse o motivo principal que me levou a votar nele (bobinha). Agora, não tem mais volta, escancarou e até a Embrapa já participa. 
Só nos resta impulsionar o cultivo orgânico, consumir o que produzem para que não desistam. Apesar de que a contaminação existe, sementes levadas pelo vento, pelos passarinhos, de uma lavoura transgênica para uma convencional que esteja próxima.
Ah, sei lá, o que mais me irrita é que ninguém quer saber de nada, vão pagar caro por isso, sendo que aqueles que sabem, também vão junto na rede.

Comprovando o que disse acima sobre a luta do RS e de seu governador para impedir a entrada das sementes transgênicas: "O principal interesse econômico nessa técnica é impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta. Os agricultores, que então seriam obrigados a adquirir novas sementes a cada safra, deixariam ainda de exercer o papel que vêm desempenhando há mais de dez mil anos: o trabalho de melhoramento das variedades realizado através de cruzamentos e seleção de sementes. A posição adotada pelo governo Olívio Dutra, no Rio Grande do Sul, bate de frente com a estratégia destas grandes corporações e já está gerando uma ferrenha disputa judicial e política."

PENA QUE PERDEMOS!
A luta para evitar os transgênicos

Primeiro, Lula prometeu que o país seria uma área livre, depois liberou mas prometeu "espaço para todo o tipo de agricultura".
MENTIRAS!
Aqui uma carta aberta à Dilma Roussef, enviada quando ela ainda era Ministra (2009):
Carta aberta à Ministra

MENTIRAS E MAIS MENTIRAS:
Túnel do Tempo: Lula achava "burrice" liberar transgênicos

ACONTECEU EM 2004: Era uma vez... "O governador Roberto Requião (PMDB) participou nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF), de um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e saiu com uma promessa verbal de Lula para tornar o Paraná área livre de lavouras transgênicas – uma reivindicação negada três vezes pelo Ministério da Agricultura. Ao sair da reunião, Requião disse aos jornalistas que estava “muito satisfeito” com o resultado do encontro." hahahahahahaha Rir para não chorar! Paraná, área livre de trangênicos?

E para encerrar a pequena bibliografia (para quem tiver interesse em informar-se como fomos ludibriados sobre essa questão e como fomos VENDIDOS À MONSANTO), fecho com chave de ouro e pedras preciosas:
ESTUDO DE CASO - O companheiro liberou: o caso dos transgênicos no governo Lula

Imagem: Observatório Ambiental

Nenhum comentário: