Friday, February 23, 2007

Lavando a louça por lavar

Segundo o Sutra da Mente Desperta enquanto se lava a louça, deve-se somente lavar a louça, o que quer dizer : enquanto se está lavando louça, deve-se estar totalmente cônscio do fato de que se está lavando louça. A princípio pode parecer uma tolice : por que dar tanta importância a coisa tão simples?
Se ao lavarmos a louça ficarmos com o pensamento voltado apenas para a xícara de chá que saborearemos a seguir, a tarefa se torna um fardo. Procuraremos automaticamente limpar a louça às pressas para nos livrar da chateação e não estaremos "lavando a louça por lavá-la".
E mais, nós não estaremos vivos durante o tempo em que a estivermos lavando.
Estaremos na verdade sendo incapazes de reconhecer o milagre da vida enquanto à beira da pia. E se não somos capazes de lavar a louça por lavar, é pouco provável igualmente que seremos capazes de saborear o chá a seguir.
Pois ao tomar o chá, estaremos com o pensamento voltado para outras coisas, inconscientes do fato de que temos uma xícara nas mãos. Dessa forma estaremos sendo sugados para fora da realidade presente – e incapazes de viver em totalidade um minuto sequer.
Extraído do livro: "PARA VIVER EM PAZ: O MILAGRE DA MENTE ALERTA" de Thich Nhât Hanh
Tão simples, tão complexo... como a vida! Estar presente no presente.

2 comments:

Sara said...

tô estudando isso numa disciplina do departamento de psicologia, chama-se psicologia transpessoal... mto interessante, "a inteireza".

Vera Falcão said...

"O melhor lugar do mundo é aqui e agora", dizia o Gil, sabiamente, na canção..