Sunday, February 10, 2008

O verdadeiro eu



A meditação é simplesmente um artifício para torná-lo consciente do seu verdadeiro eu - que não é criado por si, que não precisa ser criado por si, porque você já é. Você nasceu com ele. Você é ele! Ele precisa ser descoberto. Se isso não é possível, ou se a sociedade não permite que isso aconteça - e nenhuma sociedade permite que aconteça, porque o eu verdadeiro é perigoso: perigoso para a igreja estabelecida, perigoso para o estado, perigoso para a multidão, perigoso para a tradição, porque quando um homem conhece o seu eu verdadeiro, ele torna-se um indivíduo. Ele não faz mais parte da psicologia das massas; ele não será supersticioso, e não poderá ser explorado e guiado como gado, ele não poderá ser ordenado e comandado.

Osho



COMO MEDITAR



Trata-se de uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente.


À medida que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo.



1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.



2. Sente-se e feche os olhos.



3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.



Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.
Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.



Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.



Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.



Na prática da meditação você vai passar por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".



Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.



Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.



Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.



Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.



Deepak Chopra

No livro Saúde Perfeita







1 comment:

Duda Falcão said...

E aí, Verinha!
Finalmente fiz uma visita no teu blog!
Pra variar você sempre pensando em um espírito livre e repleto de paz, he, he. Muito legal!
No teu post anterior li sobre os problemas que você passou com os coleguinhas da Ísis. Sou professor e sei o quanto a disciplina e o respeito são esquecidos pelos alunos. E olha, que leciono pra adultos, e mesmo assim encontro esse reflexo de descaso com a educação. Vejo que um dos grandes problemas são os pais, pois poucos professores, muitas vezes pra dar conta de uma quantidade enorme de alunos, acabam ficando em um beco sem saída determinado pela nossa sociedade de consumo. É muito bom saber que tu participa da educação da Ísis e pensa em algo que possa ser desenviolvido em prol da comunidade e da educação.
Um abração!
Duda