Saturday, October 11, 2008

O relógio do corpo humano




Aproveitando uma pergunta que me fizeram sobre comer frutas à noite, achei interessante criar um texto sobre os ciclos que o nosso organismo atravessa diariamente, executando funções que independem da nossa vontade e outras movidas por ela.


Essa informação é baseada em conhecimento da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) , que afirma que cada meridiano de energia integrante da Grande Circulação apresenta duas horas de máxima atividade diária, período em que o órgão correspondente a cada meridiano se manifesta (funcionando involuntariamente).


Obviamente, com o ritmo desregulado de vida que hoje levamos, fica difícil seguir o que pede cada ciclo, mas podemos mudar alguns hábitos e nos adaptar a alguns reajustes, ou pelos menos procurar seguir as regras quando nos sentirmos doentes ou levemente desequilibrados, para podermos retornar mais rapidamente ao estágio "normal".

Com um pouco de boa vontade, podemos, pelo menos, deixar o corpo livre de alimentos ou atividade, nos momentos em que ele está programado para se desintoxicar.


03h00min a 05h00min - o pulmão tem seu pique máximo (razão das crises de tosse, asma etc serem quase sempre nesse horário da madrugada); é o momento em que esse órgão faz sua limpeza. Quem levanta bem cedo, pode aproveitar para fazer exercícios respiratórios, que alcançarão muito mais resultados nesse momento.


05h00min a 07h00min - horário do intestino grosso, momento para realizar a evacuação desse órgão; qualquer pessoa que estiver em equilíbrio, perto das 7 horas da manhã, fará a eliminação dos resíduos alimentares (já ouviram alguém dizer "meu intestino é um relógio, todos os dias à mesma hora, sinto vontade de evacuar..." - lembrem que é a situação ideal, formada por uma série de fatores, como alimentação equilibrada e outros).


07h00min a 09h00min - horário do estômago: depois de limpo o tanque, vamos enchê-lo de combustível para o dia que está nascendo.
É o horário da Grande Alimentação, em que o corpo pede e aceita melhor e naturalmente os alimentos.

09h00min a 11h00min - horário do baço e pâncreas, onde são produzidos ácidos para a digestão do almoço.
Nesse período, não comer nem beber, pois assim estaremos enfraquecendo os ácidos digestivos.


11h00min a 13h00min - horário do coração, a circulação ativa-se bastante, procurem não irritar-se nesse período (razão pela qual dizem que não devemos discutir durante as refeições, geralmente o almoço, quando muitas pessoas estão reunidas - tradicionalmente - e pode surgir a discussão estressante de problemas).

Por essa intensa atividade circulatória, melhor comer a metade do que ingerimos no desjejum matinal.


13h00min a 15h00min - entra em funcionamento o intestino delgado, que auxilia na digestão - nesse horário não beba nem coma.


15h00min a 17h00min - é a vez da bexiga; no fim desse horário, aconselha-se beber líquidos (será a origem do chá das cinco inglês?).


17h00min a 19h00min - os rins trabalham com os líquidos tomados no período anterior.


19h00min a 21h00min - horário da circulação-sexo (esse é um meridiano/órgão que a medicina ocidental não reconhece); nesse período, quem está bem de saúde quer agitação (inclusive, sexo) e estando mal, sente cansaço (a circulação não está funcionando corretamente).

Aproveita-se para fazer a última refeição do dia, mais frugal que as anteriores, preferencialmente, às 19 horas.


21h00min a 23h00min - horário do Triplo Aquecedor (também não identificado pela medicina ocidental) - período em que o sistema de limpeza do corpo irá funcionar (hora da faxina) - acionado pelo aparelho digestivo, o aparelho respiratório e o aparelho excretor.


23h00min a 01h00min - horário da vesícula biliar - a reserva de bílis é jogada para auxiliar o trabalho do Triplo Aquecedor.

Importante (na medida do possível, conforme cada um puder e/ou desejar): não tomar líquidos ou comer das 19 horas até as 07 horas do dia seguinte, para não atrapalhar o processo involuntário de purificação de nosso corpo.


01h00min a 03h00min - horário do grande chefe, o maestro e comandante do processo de formação do corpo: o fígado.Nesse período é importante permanecer deitado, para deixá-lo trabalhar em todo o organismo. Por isso quem comer ou beber tarde da noite ou ficar acordado nesse horário, acordará de "ressaca", pois o fígado reflete-se nos olhos (na MTC, os órgãos relacionam-se em dupla: assim, se tivermos algum distúrbio no fígado isso refletirá em problema de visão e vice-versa; o funcionamento do intestino grosso reflete no estado dos pulmões etc).


E, novamente, o ciclo reinicia e segue a vida...

9 comments:

Anonymous said...

Vera, gostei do post, interessantíssimo. O que você sugere em termos de hábitos e cardápio?

Vera Falcão said...

Silvia, vc conhece uma frase antiga que diz "tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo"? meio exagerada (rs), mas com as devidas ressalvas, é isso aí: ultimamente, tenho priorizado os crus pela manhã (sucos com frutas e hortaliças, frutas ou frutas batidas com leites vegetais, inhame batido com frutas e um cereal). Almoço com 1proteína, 1 carbohidrato, muita salada e/ou hortaliças/legumes no vapor; no jantar uma sopa ou um lanche tipo sanduíche ou pastel assado. No tópico Mudando a Alimentação, tem mais dicas.

Anonymous said...

legal vera, minha madrinha sempre me lembra de tomar um copo dagua no fim da tarde hehehe
agora saquei...
:))

Juliana
http://blog.cybershark.net/freakmothers/

Claudia said...

Interessantíssimo!!!!
Tudo à ver!!
Tive infecção na urina esses dias,e sempre no fim da tarde é que doia mais...isso porque ao longo dia tomava mais de 2 litros!Agora vou tomar mais ainda neste horário!!

Vera Falcão said...

Os chineses descobriram o funcionamento do nosso corpo há milhares de anos, sem tecnologia... sabedoria que os ocidentais ainda não aceitaram (poucos são os que a valorizam).

Maria Moreira said...

Viva Vera

Estou a informar-me melhor sobre a MTC e descobri esse post. Uma questão: tendo em consideração que se deve beber entre 1,5L e 2L de água por dia... e que não devemos ter alimentos no estômago... quando é que se deve beber água? Qual é a melhor hora /quais são as melhores horas para beber essa quantidade toda de água? Deve ser bebida de uma vez (não consigo...)? Como deve ser bebida para não criar enfartamento?

Obrigada,

Grande Abraço,

Maria!

Sindy said...

Pesquisando sobre o relógio do corpo humano cheguei aqui e adorei conhecer seu blog. Já o adicionei entre os meus favoritos e vou acompanhar tudo por aqui de pertinho!
Um feliz natal e um 2010 cheio de paz e saúde!
[]s
Sintian

Vera Falcão said...

Obrigada e pra vc desejo o mesmo, volte sempre!

Anonymous said...

Adorei. Procure o manual do corpo humano em
www.manualdocorpo.zip.net
Surpreendente.
Abc