Saturday, May 30, 2009

Globo Repórter natureba



Os programas do Globo Repórter estão, cada vez mais, seguindo a tendência mundial de manter a saúde com alimentação saudável e tratamentos "anti-convencionais".

Ainda bem, que, aos poucos as pessoas estão despertando e, consequentemente, a mídia tem que acompanhar as tendências... mesmo que muitas vezes, aconteça o contrário, ela cria a tendência e a massa vai atrás!

Enfim, não importa quem começa, o importante é que boas notícias virem moda!

O programa abordou a alimentação saudável dos franceses e para nós, selecionei a questão da alimentação infantil nas escolas de lá - achei o máximo eles não terem cantina para vender porcarias.
O governo também está sendo esperto e razoável com seus gastos, pois já que todo o serviço de saúde é público e gratuito, é interessante que o povo permaneça saudável e assim, dar menos despesas... rs

Luta contra obesidade começa nas escolas francesas
Nos colégios de Paris, as crianças também comem o que a escola oferece. Para o governo francês, a prática é um investimento no futuro.


SÔNIA BRIDI E PAULO ZERO
Paris
29/05/09

Eles mal têm tamanho para carregar a bandeja. Ainda se atrapalham com os talheres, mas já sabem o que é uma alimentação saudável. Comem até se lambuzar. Os pequenos francesinhos estão aprendendo, na escola, a gostar de verduras e legumes.

A cozinha até lembra a de um restaurante sofisticado. A cozinheira cabo-verdiana vai preparando o rico molho de carne com legumes. Entrada, prato principal e sobremesa! Tudo é pesado para que cada criança receba exatamente os nutrientes que precisa e nunca mais calorias do que necessita. Na medida exata, para ter saúde e não engordar.

"São 60 gramas para cada menino do maternal, de 3 a 4 anos. Como são seis na mesa, temos que multiplicar 60 vezes seis. A comida daqui é como a preparada em casa”, garante a cozinheira da escola. 12:16 (0 minutos atrás) excluir Vera Falcão
Quando pergunto à menina, ela confirma: gosta tanto de comer na escola quanto em casa. Ela não sabe dizer por que é tão importante comer os legumes, mas a coleguinha de mesa tem a resposta na ponta da língua: "Porque eles têm vitaminas".

Nas escolas de Paris, não existe cantina, nem vendinha. As crianças também não podem levar biscoito, doces e guloseimas. A criança come o que a escola oferece.

É o jeito francês de lutar contra a epidemia de obesidade que avança pelo mundo e que fez dobrar o número de crianças acima do peso nos últimos dez anos. Esse é um fator de risco comprovado para desenvolver, na vida adulta, diabetes e doenças cardíacas.

Pascal Mereguetti, o diretor da escola, admite que é um desafio diário fazer as crianças comerem as verduras e legumes. Ele diz que, às vezes, é mais fácil para os pais darem doces e alimentos gordurosos para os filhos, e aí cabe à escola reeducar a garotada.

A nutricionista aproveita o almoço para pesquisar a receptividade dos alimentos. A escola está colocando aos poucos na merenda frutas, verduras e legumes orgânicos. Ela faz um questionário para saber o que eles querem comer.

Brócolis, cenoura e batata foram os mais votados. A escola já serve iogurte natural e pão orgânico, que as crianças adoram.

Para o governo, um investimento no futuro. Afinal, todo o serviço de saúde na França é público e gratuito. Se a geração dos pais deles é a mais vulnerável às doenças por causa da mudança de alimentação, esta cresce recuperando os benefícios perdidos.

5 comments:

Lenny said...

Sou super a favor da alimentação saudável e minha família tbm se preocupa muito em manter isso aki em casa. Porém há uma preocupação ainda maior envolvendo alimentação. Vou postar aki alguns links pois prefiro q vejam vcs mesmos e tirem suas próprias conclusões. É preciso paciencia pois o documentário é interessante e ala muito a pena "investir" alguns minutos do seu tempo assistindo-os.
O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO
http://www.youtube.com/watch?v=DCx4Dg6t2Mo

SOBRE CODEX ALIMENTARIUS -NUTRICÍDIO-
http://video.google.com/videoplay?docid=8015498304518772320

O pior d tudo é q deve ser implementado até dezembro deste ano.
Aconselho à qm tiver uma terrinha ou até mesmo no quintal d casa plantar algumas coisas para consumo proprio, pois daki pra frente será dificl consumir produtos comercializados sem por em risco nossa saúde. Não há pra onde fugir, eles estão cada vez mais cercando a gente.
Fikemos atentos para não cairmos nas armadilhas deles. Não aceite ser mais uma vitima.

Vera Falcão said...

A Monsanto é uma das principais empresas que intoxicam o mundo: remédios, agrotóxicos, o agente laranja, transgênicos: daria para denominá-la de Anticristo... aqui do blog:
http://foradomanual.blogspot.com/2009/01/monsanto-no-confivel.html

E o Codex é mais uma garra que se estende sobre nós; tem informações sobre ele à direita da página inicial, na seção "vale a pena conhecer".

Lenny, estamos cercados de venenos, mas sempre há alternativas, como a que vc citou, plantarmos nossa comida - brotos e germinados são uma opção simples de fazer em casa e altamente nutritiva, por exemplo.

Natural Naturalmente said...

Ola Vera.
Sou a Márcia é o meu blog é o Leite da Terra, sou Brazuca, mas morro em Lisboa desde mil novecentos e troca o passo, adorei o seu post, e queria sua autorização para colar no leite da terra, sempre é logico com os devidos creditos. Fico a espera da sua resposta, um abraço.

Vera Falcão said...

Oi, Márcia, sinta-se à vontade para usar a informação, um abraço e apareça mais vezes para visitar!

Natural Naturalmente said...

Esta, esta, tem toda razão.
A culpa foi só minha, como li varios post seus, depois não sabia onde tinha feito a pergunta!!!!!!
:(
Já esta publicado no Leite da Terra.
Obrigada!
Márcia