Monday, July 13, 2009

Acompanhando a novela do "lixo importado"



ESSE POST ESTÁ SENDO ATUALIZADO À MEDIDA QUE SURGEM NOVAS INFORMAÇÕES.

Sabia-se que lixo europeu era descartado em países africanos - agora também estamos recebendo esse "presentinho".

Como a patifaria começou: http://foradomanual.blogspot.com/2009/06/lata-de-lixo.html

Atualizando: "Até o momento, as investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa. O material levado a Rio Grande tinha como destino uma empresa de Bento Gonçalves. Cinco empresas (quatro com sede no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo) importaram o lixo. Cada uma foi autuada em R$ 408,8 mil pelo Ibama. A legislação aduaneira também prevê a possibilidade de pena de perdimento - além da falsa declaração de conteúdo, a mercadoria pode trazer prejuízos à saúde.

As investigações da Polícia Federal também apuram que benefícios as empresas teriam em trazer a carga ao Brasil. Os europeus vêm enfrentando defasagem em seus depósitos e começaram a enviar o lixo para outros países. Em contrapartida, os importadores também lucram."
ZH - 08/07/09

"Autoridades gaúchas vão pedir que o Brasil acione a Grã-Bretanha para desvendar o que classificam de crime ambiental.
(...) O chefe da Delegacia de Polícia Federal em Rio Grande, João Manoel Vieira Filho, solicitará o apoio da Divisão de Meio Ambiente da PF, em Brasília. Ele e a Procuradora da República em Rio Grande, Anelise Becker, que pediu a ação do Ministério das Relações Exteriores, querem colaboração mundial.
(...) Vieira Filho investiga se a empresa exportadora da Inglaterra, que enviou a carga, aproveitou-se de um negócio aparentemente legal para descartar lixo inaproveitável no sul do Brasil. O delegado também vai apurar se a empresa gaúcha que importou a carga, a Alfatech, de Bento Gonçalves, está envolvida na operação de transformar o Estado em lixeira dos britânicos."
ZH - 10/07/09

Empresa britânica nega ter enviado lixo ao Brasil

UTI World Wide se disse surpresa com exportação de 1.098 toneladas de resíduos domésticos ao país


A empresa apontada como sendo a exportadora de 1.098 toneladas de lixo para os portos de Rio Grande e Santos (SP), a UTI World Wide, estabelecida na Inglaterra, disse ontem que desconhece o episódio. Os resíduos foram enviados em 64 contêineres, entre fevereiro e maio, como se fossem polímeros de etileno (aparas plásticas) para reciclagem.

Zero Hora entrevistou o diretor de cargas marítimas da UTI World Wide, David Hughes, do escritório central da empresa na Grã-Bretanha, com sede na cidade de Reading. Mostrando-se surpreso, Hughes disse que não lembrava de ter fechado negócio com a indústria gaúcha Alfatech, de Bento Gonçalves. Observou que teria de pesquisar na contabilidade da empresa, devido ao grande volume de transações pelo mundo. Mas assegurou que a UTI World Wide não embarca lixo doméstico.

– Nunca ouvi falar disso. É comum o transporte marítimo de metal, papel e plástico, mas não lixo doméstico – afirmou.

A UTI World Wide é uma empresa de logística, com escritórios em diversos países, inclusive no Brasil. Oferece serviços de importação, exportação e transporte de cargas, por via aérea, marítima e terrestre.
ZH - 11/07/09

Vamos acompanhando o desenrolar dessa novela e verificar se vai ficar no esquecimento e acabar em nada, como tantas outras...

Atualizando 2: Empresa que importou lixo da Inglaterra fecha

A empresa que recebeu 1.098 toneladas de lixo doméstico exportadas da Inglaterra, a Alfatech Ltda., de Bento Gonçalves (RS), encerrou as atividades ontem.
Dizendo-se vítima de um golpe, o empresário Arildo Falcade Júnior, anunciou que não pôde mais continuar como reciclador e fabricante de produtos plásticos.
Fechou as portas e demitiu 22 dos 25 funcionários.
ZH - 15/07/09

O empresário assegura que levou um trote dos britânicos. Conta que fez uma compra inicial em que recebeu 16 contêiners (150 t) de aparas de plástico, conforme combinado e ao fechar o segundo negócio, foi surpreendido pela chegada do lixo.
O dono da Alfatech garante que importou aparas de plástico e não embalagens de talco, frascos de xampu e detergente, bambonas, garrafas pet, fraldas usadas, cabides quebrados, luvas, tapetes rasgados, tampa de sanitário e outros rejeitos domésticos.

Pela repercussão negativa do episódio, a empresa perdeu clientes e tem sido xingada pela vizinhança indignada com a situação. A PF de Rio Grande está investigando se, realmente, a Alfatech foi enganada...

Greenpeace faz alerta

O diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, entrevistado por ZH, lembrou que países ricos costumam enviar seus rejeitos para regiões pobres da África, América do Sul e Ásia, num triângulo de conivências entre exportador, transportador e importador.

Diz ele: "É mais barato, para eles, mandar esse lixo de navio do que providenciar o seu destino no país de origem".

Furtado ressaltou que o Brasil deve devolver imediatamente as 1.098 toneladas de lixo para a Inglaterra: "Se isso não der em nada, vai ficar a mensagem de que o Brasil é um bom destino para o lixo dos ricos. O Brasil precisa mostrar que esse tipo de comércio não é tolerado".

Atenção: divulgaram nome errado da empresa da Inglaterra que teria enviado o lixo!

ZH de hoje (18/07/09) faz uma correção importantíssima: o nome da empresa britânica não é UTi Worldwide, mas Worldwide Biorecyclabes Ltda.

E mais: O responsável por enviar os 89 contêiners com lixo doméstico para os portos de Rio Grande e Santos seria o brasileiro Julio Cesar Rando da Costa, que mora em Swindon, na Grã-Bretanha!
A BBC noticiou que ele é o fundador da Worldwide Biorecyclabes Ltda. e da UK Multiplas Recycling Ltda.; Rando da Costa defendeu-se das acusações dizendo que "a responsabilidade pelo lixo remetido ao Brasil é de fornecedores britânicos com os quais suas empresas trabalham". Afirmou que faz a prensagem do plástico recolhido por empresas inglesas e exporta a sucata para recicladoras brasileiras.

Nossa, que batata quente! Um fica jogando para o outro, ninguém quer segurar essa bomba na mão!



Atualizando 3: A mídia informou que foram feitas três prisões no Reino Unido, mas os nomes dos detidos não foram ainda revelados.

O Presidente Lula criticou o fato de o lixo ter sido enviado para o Brasil por países europeus, dizendo: "Eles, que são tão limpos e querem despoluir tanto, mandam para cá contêiners de lixo dizendo que é para reciclagem. Quem vai reciclar lixo hospitalar, pegar uma seringa, reciclar e aplicar de novo?" (conforme dados do Correio do Povo - 24/7/09)

Ok, Presidente, concordo com o senhor, mas conforme o que foi divulgado até agora, só há BRASILEIROS envolvidos na falcatrua: o dono da empresa européia que exportou é BRASILEIRO e a empresa que importou também só tem BRASILEIROS nas suas fileiras...

Atualizando 4: O lixo ruma, definitivamente, para o Porto de Felixtowe, na Inglaterra. O destinatário, entretanto, é desconhecido pelo Ibama, que afirmou à Folha Online: "Cabe às autoridades de lá definirem".
Os 41 contêineres no porto de Santos foram juntados a outros 40 provenientes do Rio Grande do Sul, em um total de 1.477 toneladas e enviados - 8 contêiners de Caxias do Sul ainda permanecem no país. (agosto de 2009)

Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc:
"O Brasil não será a lata de lixo do planeta".


Resta a confirmação de que o lixo chegou, realmente, ao seu destino e quem foi recebê-lo no porto... Sou desconfiada? Tenho assistido a muitas encenações e não foram interpretadas em palcos de teatro nem em telas de cinema...

4 comments:

Maria Moreira said...

Viva Vera

Mais uma achega nessa fogueira... leia essa notícia publicada hoje por um dos diários portugueses mais importantes (com mais tiragem e saída): http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1312218

Abraço,

Maria!

Pat Feldman (crianças na cozinha) said...

Vera, você leu essa notícia? http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/07/20/ult4469u43921.jhtm

Maria Moreira said...

Viva Vera

Acabei de ler essa notícia na TSF, rádio portuguesa, acerca da guerra do lixo entre o Brasil e a Inglaterra.

«Lula da Silva ataca na «guerra do lixo»
Hoje às 10:01
O presidente brasileiro, Lula da Silva, está à beira de um ataque de nervos por causa da guerra do lixo com a Grã-Bretanha.

São toneladas de lixo que partem do Brasil e chegam ao Reino Unido desde Novembro. Só no Porto de Santos, no Litoral de São Paulo, estão mais de 100 contendores com mais de 1000 toneladas de lixo tóxico.


Nestes locais encontra-se um pouco de tudo, desde seringas a restos de comida, passando até por fraldas usadas.

A relações diplomáticas entre os dois países começam a azedar. É o presidente do Brasil, Lula da Silva, que faz a denúncia: «Eles que são tão limpos, mandam por cá muito lixo, dizendo que é para reciclar, quem vai reciclar uma camisinha ou uma seringa?»


As autoridades britânicas garantem que a luta contra estas exportações ilegais está em marcha. A divisão de crimes ambientais diz que ainda esta quarta-feira foram detidos três presumíveis responsáveis pelos envios.

Para Lula da Silva está na hora de ponto final na questão e para isso só há uma solução, enviar todos os contentores para o Reino Unido.»
em http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1316400

Não sei até que ponto isso é mais uma achega...

Grande Abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

"São toneladas de lixo que partem do Brasil e chegam ao Reino Unido desde Novembro."

Não seria o contrário? Creio que o autor do texto trocou as bolas...

O Lula, como sempre, fala antes de pensar: está queimando a operação e os INGLESES, esquecendo que o dono da empresa inglesa, responsável pela falcatrua, é um BRASILEIRO...