Saturday, July 4, 2009

Globo Repórter sobre grãos e sementes



O Globo Repórter continua com sua série de programas sobre alimentação e algumas informações são bem-vindas, mas outras, creio que poderiamos continuar muito bem sem elas.

No programa de ontem, sexta-feira, "descobrimos" que o pãozinho feito de farinha branca é totalmente inútil do ponto de vista nutricional e que devemos comer pães feitos com farinha integral, ou seja, com todo o aproveitamento do grão.
A nutricionista informou que os pães integrais existentes no mercado são feitos com farinha branca adicionada de farelo, que não contém o germe do trigo nem a casca.
Realmente, alguns são feitos dessa forma, mas existem muitos feitos com a "farinha de trigo completa".

Até aí, só choveram no molhado.

Depois, nos "revelaram" que ao cozinharmos com muita água perdemos os nutrientes nela - informação bem arcaica, aliás.
Mas o pior foi o método apresentado para o cozimento que preservaria os nutrientes, embrulhar o alimento em papel alumínio e deixá-lo por horas no forno.
PAPEL ALUMÍNIO? Sabemos que a "ciência" ainda não admitiu totalmente os malefícios do alumínio à nossa saúde (com o lobby da indústria que utiliza esse metal, vai ser difícil), mas quem não se deixa enganar sabe que o hidróxido de fosfato de alumínio desprende-se das panelas no aquecimento, o que certamente acontece com esse papel, ao ser aquecido por muito tempo em contato com a comida.

Mais detalhes sobre o alumínio:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/06/mais-sobre-o-aluminio.html

*****************

Depois chamaram o amaranto de "feijão", esquecendo de dizer que ele é um "pseudo-cereal":
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/04/amaranto.html

*****************

Também não citaram o seu alto preço (assim como da quinoa, ambos alimentos excelentes mas distantes do poder aquisitivo da maioria dos brasileiros).

E finalizando um "especialista alerta: é hora de consumir alimentos mais integrais" - quem decidiu tirar todos os nutrientes dos grãos para nosso consumo, foi a indústria alimentícia, dando o melhor desses grãos para os porcos e o gado.
Há quantos anos isso é denunciado?



Mas sendo dito por "cientistas e engenheiros de alimentos", então podemos, finalmente, acreditar!


Apesar de que eles próprios se contradizem, nos deixando confusos:

"As panelas de alumínio, incluindo aqui o tão utilizado papel-alumínio, pela liberação de material inorgânico para os alimentos, deve ser utilizada com menor freqüência e com os cuidados necessários para evitar o atrito entre utensílios."

Dra. Marlise Potrick Stefani
(Professora do Curso de Nutrição da FEEVALE, Nutricionista, Especialista em Qualidade pela UNISINOS, Mestre em Ergonomia pela UFRGS, Consultora pela Nutritécnica há 14 anos)
Fonte: http://www.nutritecnica.com.br/index_.php?on=art_panelas

10 comments:

Maria Moreira said...

Viva Vera

Hmmm... depois de fazer uma leitura rápida do seu post... surgiu uma pergunta:

Há muitas pessoas que usam panelas de alumínio porque são muito mais baratas do que as outras. Na casa onde estou (alugada) tem panelas de alumínio mas nunca usei nem vou usar.

Os únicos objectivos positivos que vejo no papel de alumínio são mesmo para prevenção e para poupança. Eu explico: coloco folhas de alumínio para proteger a parte de cima do fogão e para proteger os balcões da cozinha que se sujam com mais facilidade. Assim os balcões e o fogão não se «deterioram» (evito estragar com riscos de esfregões quando estou a limpar e evito riscos de facas que possam «fugir» da mão quando estamos a arranjar carne, peixe, fruta ou vegetais na tábua de cozinha, por exemplo... um dia serei vegetariana :) ) e vou mantendo as coisas em condições.

Também já me disseram que as folhas de alumínio (no fogão) ajudam a poupar energia, pois o calor mantém-se no fogão e os alimentos mantêm-se quentes mais tempo.

Uma vez que você fala em temperatura e cozimento... há algum risco de saúde, tendo em conta que as folhas de alumínio estão pertíssimo das panelas (uso de ferro ou de aço inox) que usamos para cozinhar?

Obrigada :)

Um abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, pesquisando não encontrei uma referência que comprove se há contaminação dos alimentos pelo papel alumínio colocado na mesa do fogão, mas encontrei várias referências de que esse método não é aconselhável, sob o ângulo da conservação e manutenção (veja o que dizem 4 manuais de cuidados com o fogão):

1) Não utilize papel alumínio para forrar a mesa do fogão, este procedimento pode causar manchas na mesa e prejudicar o
funcionamento das velas e entupimento dos injetores.

2) Nunca utilize papel alumínio ou similares para cobrir a mesa, os queimadores e
o forno, pois podem manchar a mesa ou entupir a saída de gás, prejudicando o
desempenho da chama e a sua segurança (choques)

3) Não utilize papel alumínio para forrar a mesa do fogão, pois pode
causar manchas na mesa e prejudicar o funcionamento das velas.

4) Nunca utilize papel alumínio ou similares para revestir a mesa e queimadores, pois eles
podem entupir a saída de gás, prejudicando o desempenho da chama e a sua segurança
(choques) e manchar a mesa compartimentada.

abraço, Vera F.

Vera Falcão said...

Complementando sobre o alumínio:
outras fontes de contaminação com alumínio, além dos utensílios de cozinha e do papel aluminizado, são as medicações anti-ácidas, alguns cremes para a pele, farinha branca de trigo, fermentos em pó, queijo (o fosfato de alumínio é usado como emulsificante) água gaseificada, tubos de pasta de dente e desodorantes anti-perspirantes (esses melhor não usar mesmo, pois quer coisa mais agressiva e anti-natural do que impedir que as glândulas cumpram o seu papel?)

Maria Moreira said...

Viva Vera

Obrigada pelas informações. Os fogões aqui são eléctricos em 99% dos casos (é muito difícil arranjar um a gás). Assim sendo, e utilizando um fogão eléctrico, eu apenas coloco papel de alumínio na parte da mesa do fogão que não tem nada (à volta dos queimadores e não por cima deles). Nada fica tapado ou obstruído. O meu objectivo é facilitar a limpeza da mesa quando cai salpico ou de molho ou de óleo.

Em relação a anti-perspirantes... tudo o que atrofia ou limita a função de um órgão... não dá bom resultado. Anti-perspirantes, pílulas que alteram ciclos mentruais (ou que os inibem totalmente)... não obrigada!! :)

Na falta de algo melhor, estamos a usar desodorizante da VASENOL (ou desodorante) chamado «Vasenol Creme Deo Derma Care». Veja esse site: http://www.unilever-jm.com/As-nossas-marcas/Cuidado-pessoal/vasenol.asp. Ainda estou a ponderar começar a usar bicarbonato de sódio nas axilas... já ouviu falar dessa solução para o suor? Também já pensei em pedir algo numa farmácia de manipulação... mas vou pedir o quê?? Nesse campo sou ignorante mesmo.

Medicação anti-ácida: não usamos. Prefiro usar alcachofra da ervanária, o efeito é óptimo :)

Água gaseificada: não usamos, prefiro a água da torneira. É mais barata e creio que faz melhor (mas não posso jurar que não tenha flúor ou cloro...) :)

Quanto ao resto dos produtos... [alguns cremes para a pele, farinha branca de trigo, fermentos em pó, queijo (o fosfato de alumínio é usado como emulsificante)] você tem razão mas não consigo controlar tudo nem verificar tudo. Haverá sempre alguma coisa que escapa. Pasta de dentes com Sodium lauryl sulfate (bem como champô, gel de banho com esse componente...) não entra nesta casa (usamos Sensodyne para lavar os dentes e Palmolive para cabeça e corpo pois é o que faz menos mal. Há alturas em que eu uso sabão de drogaria como os meus avós usavam) mas é impossível arranjar uma pasta de dentes sem alumínio :(

Aguardo os seus conselhos :)

Um abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, realmente não podemos ter 100% de qualidade de vida, ainda mais que vivemos num mundo superpoluído. Mas, podemos nos proteger de muitas coisas pela informação.

Uso um desodorante feito em farmácia de manipulação, com fórmula deles, bem básico - ele apenas desodoriza (que é o que os antigos desodorantes faziam, hoje praticamente 99% deles são anti-perspirantes).
Para a escovação dos dentes uso uma antiga fórmula macrô: berinjela e sal (o dentie) - torra-se a berinjela no forno, desmancha-se num pilão até virar pó e misturar com sal marinho (para uma berinjela média/ uma colher de sopa de sal). Colocar um pouquinho na escova ou massagear as gengivas - o dentie também serve para curar problemas na boca, como gengivites, aftas etc.
A água que uso é da torneira, colocada num filtro de barro com carvão vegetal (aliás, vou trazer um post que escrevi no orkut sobre isso, para cá).
Não pense que me livro de todos os males (é impossível...), mas a cada dia que passo vou substituindo coisas do meu dia-a-dia (mas há coisas que não dá, como ar que respiramos, né?... rs)

bjs

Maria Moreira said...

Viva Vera

Já aprendi mais coisas hoje... beringela com sal para escovar os dentes? Não fazia idéia!

Quanto ao produto pedido numa farmácia de manipulação... peço só isso, uma fórmula básica para desodorizar? E como vou ter a certeza que eles não colocam nada tóxico? Não ficará caro? As coisas da farmácia costumam ser um bocado caras... só perguntas! :)

Obrigada, um abraço e continue a partilhar informação. É isso que devemos fazer, cuidar uns dos outros como irmãos que somos em vez de morrermos todos juntos como loucos ("We must learn to live together as brothers or perish together as fools." Martin Luther King)

O que tenho eu para partilhar? É pouco mas é de coração. Para o caso de você não conhecer essa melodia + mensagem lindíssimas: (meu inglês está óptimo, espero que o seu também :) )

http://www.youtube.com/watch?v=3LT2KlvPwtw&feature=related

a mesma melodia mas com mais tempo de audição:

http://www.youtube.com/watch?v=0I9-GhnRY7Y

Até breve,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, tem que ser numa farmácia que vc confie: nessa em que faço, conheço a dona, os farmacêuticos, a história da empresa, enfim, sei que não sou enganada (até pq se vc manipula remédios num lugar desses, tem que confiar, pois como saber se um vidrinho de floral ou homeopatia não contém apenas água e álcool?) Devemos escolher muuuuito bem nossos fornecedores (e rezar para que ainda existam alguns empresários honestos). Peça um desodorante sem fatores anti-transpirantes, eles saberão o que fazer e não são caros, pago 6 reais por um potinho de 30 ml.

E vc contribui muito aqui com o blog, colocando suas dúvidas, comentando, trazendo links - já te considero uma amiga... talvez um dia nos conheçamos pessoalmente, não?
Adoro música, através dela posso sair um pouco da realidade tão dura, relaxar e encher minha cabeça com boas energias para seguir em frente!

Grande abraço,

Vera F.

Maria Moreira said...

Viva de novo :)

Obrigada uma vez mais pelas dicas. Não conheço muitas farmácias e então de confiança... talvez conheça uma mas não posso colocar as mãos no fogo por ninguém. Pode ser que eu atraia farmacêuticos honestos dessa farmácia, quem sabe?

Adoraria conhecer você! No entanto, essa realidade será um pouco difícil... sou uma portuguesa emigrada na Noruega... mas quem sabe um dia? Até lá venho bater na sua porta de vez em quando com dúvidas, perguntas, mais informação... enfim, o costume :)

Bom fim de semana para você e para todos os que vierem ler esse espaço. Sempre que eu tiver uma música relaxante ou algo de bom para partilhar... cá virei colocar até mesmo sem pedir licença :)

Grande abraço cheio de energia boa!

Vera Falcão said...

Maria, a Noruega fica mesmo muuuuito distante da minha cidade... mas apareça aqui quando quiser, vc é sempre bem-vinda!

Maria Moreira said...

Valeu Vera :)

Quem sabe um dia vou conhecer o seu país maravilhoso?