Thursday, January 28, 2010

Salinger partiu para o campo de centeio


J. D. Salinger, autor do "O Apanhador no Campo de Centeio", morreu nesta quarta-feira aos 91 anos, informou hoje sua agente literária, Phyllis Westberg.

Lendo o noticiário de hoje, encontrei essa nota relatando que o autor do livro que modificou minha visão do mundo no difícil período da adolescência, foi para outra dimensão.

Jerome David Salinger viveu recluso em seus últimos anos por opção própria. Ele faleceu de causas naturais em sua casa; o escritor sofreu uma fratura no quadril em maio, recuperou-se mas sua saúde se deteriorou no começo deste ano.
"Ele não teve nenhuma dor no momento de sua morte", acrescentou Westberg em um comunicado de imprensa no qual também ressaltou o desejo do autor de levar uma vida reservada e "defendendo sua privacidade a todo custo".


Como a agente literária poderia saber se ele teve ou não alguma dor ao morrer? Não entendo como dizem tal coisa sobre a passagem das pessoas, pois o que elas sentem nesse momento é coisa impossível de traduzir, profundamente íntima e pessoal... "Ele morreu dormindo, não sentiu nada" - essa observação, que já ouvi várias vezes, também me intriga.

Holden Caulfield marcou a vida de muita gente, dizem que inspirou o assassino de John Lennon e agora que seu criador faleceu, vai vender mais um monte de livros.
Mas a droga da vida continua, então "pra cima com a viga, moçada"!

A propósito, Nove Estórias também é um excelente livro, ofuscado pela fama do Apanhador...
E para quem não conhece o Apanhador no Campo de Centeio, ainda não leu ou nem tinha ouvido falar sobre o mesmo, um link legal:

http://www.screamyell.com.br/literatura/apanhador.htm

2 comments:

Andre de P.Eduardo said...

Ótima lembrança, Vera. Holden Caulfield... esse nome marcou a vida de muita gente. Se tiver algum inspiração, pretendo escrever sobre.
Aliás, acho que a Isis adoraria o livro...
Beijos!

Vera Falcão said...

Boa sugestão! Escreva sim, tenho certeza que vou gostar de ler.