Saturday, January 16, 2010

Será que...


"Um relatório divulgado na quinta-feira (14/01/09) pela Organização das Nações Unidas mostra que os índios estão perpetuando sua condição de penúria e hoje se encontram entre as populações mais pobres do planeta. Segundo o documento, as comunidades indígenas constituem um terço dos 900 milhões de pessoas em extrema pobreza, dispondo de menos de 4 dólares por dia, vivendo em áreas rurais do mundo."

Será que... para que o mundo desperte para essa realidade, precisamos de mais algumas catástrofes naturais, fazendo com que, pressionadas, as nações mais ricas e privilegiadas abram seus cofres e ajudem aos menos afortunados?

É necessário que as situações de miséria aliem-se aos horrores de um terremoto para que despertem atenção?

Será que... os povos indígenas precisarão ser soterrados por abalos sísmicos para que famosos doem e governos colaborem?

4 comments:

Andre de P.Eduardo said...

E por falar nos desmandos do homem e suas consequencias trágicas... uma dica aqui, de um comentário lúcido sobre o Avatar (mandei pra Isis também).

http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2010-01-17_2010-01-23.html#2010_01-18_00_23_50-135949845-0

beijos!

Vera Falcão said...

Irei conferir, certamente... bjo! Ísis terminou de ler O Mundo de Sofia, extasiada, sentindo falta dos diálogos dos personagens - "mãe, será que não vai sair um Mundo de Sofia 2"? rssssss
Ofereci a ela, já que interessou-se tanto pela Filosofia, um volume da coleção Prazer em Conhecer - Ousar a Utopia/Platão - tem quadrinhos, cartoons, poesia, textos - tudo relacionado com o filósofo abordado. Conheces? é uma edição meio antiguinha, de 1988... nem sei se continuaram editando.

Vera Falcão said...

Presto! Já fui lá, li e deixei comentário!

Andre de P.Eduardo said...

Já vi algumas coleções de filosofia com quadrinhos, mas não sei dizer se é essa. Lembro que quando comecei a me interessar, bem timidamente, tinha cerca de 14 anos mesmo, e foi lendo "História da filosofia", de Will Durant. Hoje, eu não recomendaria o livro pra estudiosos - positivista, com críticas muito ruins, desatualizado... Mas para iniciantes alguns capítulos (Platão, Aristóteles, Bacon, Voltaire, Nietzsche, Schopenhauer) servem como boa introdução, e não são de difícil leitura. Dá pra achar o livro fácil em sebos...