Sunday, November 28, 2010

Reality show in Rio


A mídia tem o poder de transformar tudo em espetáculo!

Banaliza, esconde fatos, mostra os que lhe interessam, monta o circo para divertir (leia-se "informar") o consumidor.

A invasão da favela do Alemão (rebatizada de Complexo do Alemão) está sendo transmitida como um show fantástico...

A questão do tráfico de drogas instalado em zonas de pobreza é antiga, cresceu como um câncer que não foi tratado no início, quando as células doentes eram poucas e ainda não haviam se espalhado tomando conta do organismo. Agora, está sendo necessária a utilização de tratamentos violentos e de choque, uma quimioterapia intensa, que causará danos e não tem garantia de sucesso.

O filme Tropa de Elite serviu com uma catapulta para que essa operação acontecesse, além da óbvia proximidade dos eventos da Copa e das Olimpíadas. É preciso criar ações para os gringos verem... certamente, o mundo está de olho no Rio!

Não esqueçam que o show está sendo editado e só mostram o que pode ser mostrado, o que realmente está acontecendo por lá só os envolvidos sabem... Mortos, feridos, abusos, balas perdidas, execuções sumárias, civis inocentes com sangue e tripas expostas ficam nos bastidores.

Quando surgiu um boato de que os traficantes estariam fugindo pela rede de esgoto, imediatamente uma autoridade pulou, informando que não há rede de esgoto no Complexo do Alemão! Incrível que em pleno século XXI, pessoas ainda vivam sem esse requisito básico - elas têm televisão, iPod, laptop, armas sofisticadas mas não têm rede de esgoto!

Então, estrangeiros podem vir para a cidade maravilhosa que a repressão ao tráfico dessa vez tá valendo!

4 comments:

Marcella said...

Como você sabe disto tudo?

Quem nasceu e ama a cidade do Rio de Janeiro louva qualquer ação que dê um basta naquilo que há 30 anos se instalou na cidade mais linda do mundo...

Se foi o filme, as olimpíadas, ou a copa, louvadas sejam!!!! Quem sabe assim uma nova ordem comece. Principalmente uma nova ordem de apoio à PM, aos governantes, e que esta mania de brasileiro de desfazer tudo, seja de uma vez por todas uma prática do passado! (A propósito, acho que você não viu os filmes e, muito menos leu os livros.)

Quanto ao nome, é sim Complexo do Alemão, e sempre foi, e é assim chamado pois engloba várias favelas reunidas...

Open Mind said...

E qual é a SUA opinião sobre o assunto?

Vera Falcão said...

Oi, Marcella, se vc tivesse lido o post com um pouquinho mais de atenção, não teria subido nas tamancas! Releia e veja que não sou contra a ação em si, que alíás, comentei deveria ter acontecido há muito tempo, bem antes da situação tornar-se crônica... há muito tempo as Forças Armadas deveriam ter entrado nas favelas (ou "complexos") para acabar com o problema!

O que critiquei foi a forma da mídia mostrar a ação como se fosse um espetáculo, uma atuação heróica e não apenas a atuação obrigatória de um governo, que é cuidar da segurança do cidadão! Não vejo nada de extraordinário em que a polícia e o exército cuidem da segurança do Rio de Janeiro ou de qualquer outra cidade do país - pagamos impostos e temos direito de receber serviços, como a manutenção da paz e da segurança...

Se a "nova ordem" está começando, excelente! Deveria ter começado há muito, como já dito, e espero que seja feita a MANUTENÇÃO, porque depois que termina o espetáculo a vida continua, não?

Vera Falcão said...

Open Mind: a MINHA opinião sobre o assunto está manifestada no post, escrevi o que penso a respeito; depois está mastigadinha na resposta à Marcella; se quiserem, também posso desenhar.