Tuesday, March 29, 2011

Crianças vegetarianas


Assistindo hoje pela manhã ao Bom Dia Brasil, me chamou a  atenção matéria sobre vegetaranismo na infância e de cara já senti o preconceito, quando o jornalista falou em "nova moda" que está surgindo, como se o vegetarianismo somente fosse possível de ser seguido na idade adulta e trouxesse risco de vida para crianças.
Além de ser superficial, a matéria colocou (como sempre) a questão da falta da B12 para os vegetarianos restritos e quando o médico veg disse que é necessário suplemento, logo pulou um profissional para enfatizar que "se temos todos os nutrientes na Natureza, para que usar suplementos?"
Realmente, essa vitamina só é encontrada em alimentos de origem animal, mas também existem outras formas de vegetarianismo, como o ovolacto, que nesse caso permite o consumo de ovos ou leite que contém a B12 .
Então, é possível encontrar todos os nutrientes necessários para o organismo apenas no reino vegetal e mineral. O que acontece é que as pessoas entram no vegetarianismo sem nenhum tipo de informação nutricional e não consomem esses nutrientes; ou se ancoram na soja ou se entopem de carboidratos!
Por isso, há tantas críticas contrárias, ainda mais quando se trata de uma criança, uma vida em formação.
Logo, se as mães não se informaram, estudaram, pesquisaram, enfim não estão aptas a criar cardápios vegetarianos balanceados para seus filhos, a primeira recomendação é: procure um nutricionista!
Também existe uma enorme literatura sobre vegetarianismo, muitos com ênfase na alimentação infantil.
Realmente, se não houver esse cuidado, vamos continuar ouvindo coisas como "para a criança tornar-se vegetariana, só com autorização do pediatra e a manutenção de um rigoroso acompanhamento médico"...
Para mostrar que há muitas crianças vegetarianas saudáveis e que gostam dessa opção, leiam aqui.

A propósito: lembrei que a última edição da revista Época trouxe como matéria de capa a questão do "cachorro vegetariano". Leiam um trecho dessa matéria aqui.
E um ótimo espaço que estimula a alimentação natural para cães e gatos (vegetariana ou com carne) é o Cachorro Verde, que você fica conhecendo aqui.

5 comments:

Sara said...

Engraçado q quando se trata de suplementos para vegetarianos sempre vem alguém dizer q é melhor consumir da Natureza... mas para onívoros qualquer profissional da saúde, inclusive nutricionistas, receitam suplementos q poderiam conseguir também de fontes da Natureza... 2 pesos e 2 medidas!

Vera Falcão said...

Pediatras recomendam suplementos até para bebês! E cada vez mais as pessoas recorrem a suplementos vitamínicos já que suas dietas são pobres em nutrientes...

karinacasola said...

É a verdade que aqueles que faturam milhões na industria da matança de animais não quer mostrar.

http://karinacasola.blogspot.com/

Fernanda ;) said...

Se informar dá preguiça...
É mais fácil criticar ou repetir bordões gastos...
Eu adoro aquele "o organismo vai sentir falta de carne", ehehehe!
e o "a pessoa vai ficar doente!".

Vera Falcão said...

Os pecuaristas devem estar com as perninhas tremendo, com medo que as pessoas deixem de comer carne e beber leite... a verba para comprar a mídia e os "doutores" parece estar polpuda!