Thursday, May 26, 2011

Igreja x Estado


A Igreja (leia-se católicos e evangélicos) marcou pontos ontem nessa disputa, quando a Presidente Dilma decidiu vetar o kit anti-homofobia que seria distribuído pelo Ministério da Educação às escolas.
A ação da bancada evangélica, com a participação do PRB (Partido Republicano Brasileiro), foi importante para a decisão.
Uma das armas utilizadas pelos parlamentares das bancadas religiosas foi a velha prática do toma-lá-dá-cá, quando anunciaram que não iriam mais ajudar a convocar Palocci (estão acompanhando o último bafão do PT?), já que foram atendidos no corte da divulgação do material sobre homofobia (mesmo que tenham jurado piamente que acharam essa atitude a mais conveniente e não por terem sido ouvidos pelo governo...).

Veta o kit que nós paramos de cutucar na lama do Palocci!

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), obviamente, divulgou nota lamentando o ocorrido e disse nesse texto, entre outras coisas, que o princípio de laicidade do Estado está sendo ameaçado "pela chantagem praticada hoje contra o governo federal pela bancada religiosa fundamentalista e seus apoiadores no Congresso".

A Igreja ainda manda no Estado, como faz há séculos - se olharmos com clareza, podemos observar que, muitas coisas não mudaram nada na sua base, apenas na aparência. Criam-se leis que não são cumpridas, servem apenas para soltar fumaça sobre a verdade dos acontecimentos.

Espero que nenhum desses reacionários tenha, algum dia, um filho com escolha sexual diferente da tradicional, porque, provavelmente, essa criatura poderá ser acorrentada num porão úmido e escuro, longe do julgamento da população... como eles explicariam o crescimento dessa "anomalia" dentro das suas famílias perfeitas e imaculadas?

Estou me sentindo em plena Idade Média, às portas de uma nova Inquisição!

4 comments:

Maisa said...

Oi Vera,

td bem?? estou com uma dúvida, talvez vc possa me ajudar. O mucilon tem algo de bom em seus componentes??? Será que ao invés de dar Mucilon pra minha filha, posso dar farinha de aveia???? obrigada, bjoss

Vera Falcão said...

Oi, Maisa! Sempre vou deixar os industrializados em segundo lugar, principalmente, se forem produzidos por multinacionais - as fórmulas enlatadas da Nestlé fizeram com que durante muitos anos as mulheres abandonassem a amamentação... Quantos meses tem seu bebê? Se tiver mais de 6 meses, vc pode fazer um mingau, sopa ou fruta amassada, utilizando farinha de aveia, usando pouca quantidade, cuidando para não exagerar no volume de fibras. Mas não deixe de amamentar até os dois anos, se possível...

Bjo

Maisa said...

Oi Vera, obrigada por ter respondido! Ela tem 9 meses, ainda amamento sim, mas de noite antes dela dormir estou dando leite similac advance por orientação do médico. Vc sabe onde posso conseguir informações sobre alimentação vegetariana para crianças?? Moro numa cidade do interior de MG e aqui não consegui nutricionista que concorde com esse tipo de opção. Obrigada, bjos

Vera Falcão said...

Maisa, aqui tem várias dicas:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/search/label/Gurizada%20vegetariana

Os pediatras costumam recomendar fórmulas infantis, muitas vezes levados pela insistência ou temor das mães, que acham que seus filhos estão "magrinhos"... o LM é suficiente, há vários artigos e pesquisas que afirmam isso.

Bjos!