Friday, February 17, 2012

Decadência sem elegância



Fiquei sabendo que Joe Cocker vem ao Brasil em março e vai apresentar-se até na minha cidade, Porto Alegre e pensei: mais um show caça-níquel com ídolos senis e decadentes... E olha que sou uma fã ardente do trabalho dele, mas ao assistir a esse vídeo, fiquei deprimida e prefiro nem chegar perto desse "espetáculo" que ele está oferecendo às pessoas que pagam e anseiam para vê-lo.

O pior é que as pessoas estão dispostas a qualquer coisa, para depois poderem dizer "eu vi Joe Cocker ao vivo"! Talvez elas mereçam mesmo o que recebem - um pálido reflexo de um talento quase morto.

Muitos artistas no declínio de suas carreiras resolvem fazer turnês pelo mundo, numa última tentativa de ouvirem aplausos e engordarem suas contas bancárias antes da aposentadoria.
E aí, o pensamento voou mais longe e refleti sobre a morte de jovens e talentosos artistas, detonados pelo uso abusivo de drogas - talvez seja melhor que morram e deixem uma lembrança gloriosa do que sobreviverem frequentando clínicas de desintoxicação que nunca irão curá-los (já que elas os deixam dependentes de "medicamentos", ou seja, um mero troca-troca...) ou fazendo apresentações deprimentes e repletas de situações constrangedoras, mostrando a todos como sua luz apagou-se (por sua própria escolha, ao não saber lidar com a fama e a bajulação).
Ou então, fazerem como outros mais espertos, que retiraram-se do mundo, foram viver em alguma praia desconhecida ou em outro esconderijo qualquer, fingindo sua morte e abandonando a carreira ainda envolto em louros (Elvis, talvez ou Greta Garbo, "I want to be alone"?).

Nos poupem da decepção de ver a sua derrocada e ainda ter que comprar ingresso para sofrer com esse choque - poucos são os que envelhecem com dignidade.

2 comments:

Anonymous said...

Fui no show dele ontem. Só tenho uma coisa para te dizer : tu não entende absolutamente nada de música.
O cara matou a pau !

Melhor show dos últimos anos em Porto Alegre

Vera Falcão said...

Anônimo, só posso te dizer uma coisa: tem fã que é cego... ou surdo!