Thursday, April 16, 2009

A Vaca do Futuro


Essa notícia conseguiu fazer meu queixo cair, coisa bem difícil de acontecer, já que dificilmente me espanto com as besteiras que o ser humano consegue articular.

A indústria de laticínios dos Estados Unidos quer fazer a "vaca do futuro", para que ela passe a produzir menos gases, um projeto que visa cortar as emissões da indústria em 25% até 2020.
O projeto vaca quer reduzir a quantidade de metano intestinal, o maior componente da pegada de carbono da indústria de laticínios, disse Thomas P. Gallagher, chefe executivo da U.S. Dairy and Dairy Management Inc.'s Innovation Center.

Uma área a ser explorada é a modificação da alimentação das vacas leiteiras de maneira que elas produzam menos metano, disse Rick Naczi, líder da iniciativa.

"Agora, há algum trabalho sendo feito em aditivos de óleo de peixe e algumas outras coisas", disse. "A vaca é responsável pela maioria dos gases estufa produzidos na fazenda. Nós sabemos que há maneiras que podemos encontrar de cortar ou reduzir essa produção."

Outra possível solução é atacar os micróbios no sistema digestivo da vaca, disse Naczi. "Você pode mudar a composição da mistura de bactérias presentes nos alimentos ruminados e mudar a produção de metano desta forma."

Ele espera que as pesquisas produzam alguns resultados em um ano.

As emissões de gases estufa são culpadas pelo aquecimento global. Cortar as emissões da indústria de laticínios em 25% poderia equivaler a remover 1, 25 milhão de carros das estradas norte-americanas todos os anos, disse Gallagher.

A Universidade do Arkansas estima que essa indústria contribua com menos de 2% do total das emissões de gases estufa dos Estados Unidos. No entanto, consumidores exigem cada vez mais produtos feitos de maneira sustentável, disse Gallagher. (Fonte: Estadão Online)


Não sei se acho engraçado ou começo a chorar... a exigência de "produtos feitos de maneira sustentável" vai criar mais projetos bizarros... aguardem!

2 comments:

Niqueli said...

Oi Vera, pois é lendo essa materia da vaca, me deixou intrigada mais uma vez.
Faz uns 2 anos que ando com a bendita alergia alimentar e com intolerancia a lactose, tudo bem concordo que eu sempre fui alergica desde pequena com algumas coisas e tenho piorado com o passar dos tempos.
Mas seguido me pego pensando, será que o problema sou realmente eu, ou as modificaçoes que as industrias inventaram ao longo dos anos? E meu organismo nao aceita. Lembro quando eu era criança o leite era de saquinho, tinhamos que ir todos os dias na padaria compra-lo pq estragava de um dia para o outro, hoje em dia é leite de caixinha que vc compra e ele dura meses? Qual a receita magica da industria para durar tanto tempo. Fora os transgenicos, agrotoxicos, etc....
Será que eu sou realmente alergica a fruta, ou ao pesticida e agrotoxico colocado nela?
E por ai vai uma infinidade de modificaçoes realizadas pelo ser BURRANO (humano)que para algumas pessoas faz bem (geralmente financeiramente) e para o resto faz muito mal (fisicamente).
Abraços

Vera Falcão said...

Oi, Niqueli!
A qualidade dos alimentos, atualmente, é um item raro, difícil de ser encontrado: agrotóxicos, hormônios, poluição do solo e do ar, aditivos, efim, é uma lista grande! realmente, por isso temos tantos casos de alergia.
quem pode plantar seu alimento é um ser privilegiado... temos que montar uma rede de fornecedores confiáveis para ter um mínimo de qualidade naquilo que comemos - senão, nos resta ficarmos reféns da indústria alimentícia...

um abraço