Wednesday, June 17, 2009

Inverno, gripes e resfriados - xô, muco!


É muito difícil passar incólume pela estação do inverno sem ter pelo menos um probleminha respiratório.
Mesmo que você esteja bem alimentado, cuidando do sistema imunológico, acontecem aquelas derrapadas: uma pizza com muçarela (sim, a grafia correta dessa palavra é com Ç) ali, um chocolatinho quente aqui, aquele doce maravilhoso de abóbora cheio de açúcar... enfim, o organismo intoxicado tem que liberar esses veneninhos de alguma forma e, ajudado pela queda da temperatura, vai eliminar, possivelmente, por uma gripe - o muco tem que sair!

Abaixo seguem algumas receitas, todas elas de inspiração macrô, aprendidas por mim na década de 70, quando fui iniciada nos mistérios dessa maravilhosa filosofia oriental - mais tarde, abandonei o radicalismo da sua dieta e preferi a fusão com outras maravilhas, igualmente eficientes - como o vegetarianismo e o crudivorismo.

São elas para serem utilizadas, preferencialmente, ao sentir os primeiros sintomas, aquele cansaço, a sensação de que alguma coisa não vai nada bem dentro de você e que seu corpo e sua alma querem sossego, uma cama quentinha, um chazinho, um afago...

Chá de tansagem (ou tanchagem) - a tansagem é pau-pra-toda-obra: resfriado, gripe, dor de garganta, dor de ouvido, inflamação nos olhos, má digestão - o chá é feito com uma colher de sopa para meio litro de água fervente - coloque a erva num bule de louça ou esmaltado, verta a água por cima, aguarde de 5 a 10 minutos, coe e tome uma xícara 3 ou 4 vezes ao dia.
Para gargarejos, a quantidade da erva é duplicada, o chá tem que ser mais forte.
Atenção: o chá para crianças é sempre bem fraquinho - uma pitada de erva para uma xícara pequena de água fervente.

Chá de flor de sabugueiro: essa florzinha amarela e delicada controla a febre com presteza, faz o corpo suar e eliminar as toxinas rapidinho. Também ajuda na cura das gripes e resfriados e pode ser usado, alternadamente, com a tansagem.
A maneira de fazer é igual e a dose, idem.

Gengibre - o chá feito com gengibre atua contra a gripe e também acaba com dores de garganta e rouquidão.
Para fazer o chá, use 3 a 4 fatias finas de gengibre, com a casca (é nela que está o princípio ativo, por isso prefira orgânico e caso não consiga, lave muuuuito bem) para meio litro de água; ferva 10 minutos, abafe, retire as fatias e tome uma xícara 3 ou 4 vezes ao dia. Pode adoçar com um pouquinho de mel de qualidade.
Para gargarejos, faça o chá mais forte.
Quando estiver pronto, também é possível adicionar à xícara algumas gotas de limão ou ralar uma casquinha dele (se for orgânico, ok?).

Ameixa umeboshi - a umeboshi hoje não é mais um artigo raro, como nos anos 70, quando existia aqui no Brasil só da importada, caríssima e difícil de achar; lembro que nessa época, um senhor que trabalhava na macrô aqui da cidade, me deu uma só (do estoque dele) para fazer um remédio... era um tesouro mesmo!

Essa japonesinha em conserva dura muito tempo e deve ser usada apenas para efeitos medicinais: gripes e resfriados, problemas gástricos e dores de cabeça.
É da família do pêssego e ainda verde é colocada para fermentar com sal e após um ano e meio a três, torna-se um remédio que equilibra a acidez do corpo, desentoxica, é antibacteriana, antiviral, antioxidante e desinfetante.

Ume é o nome da ameixa.
Boshi quer dizer conserva.


Ela funciona assim:

1) usada com banchá (folhas de 3 anos) e shoyu - as folhas verdes devem ser levemente tostadas e colocar uma colher de sopa para ferver em meio litro de água, por uns 10 minutos - quando sentir que a indisposição da gripe ou do resfriado está surgindo, beber o chá com uma colher de chá de shoyu (orgânico, sem açúcar, corantes e conservantes, não vale sakura) e uma umeboshi desmanchada;

2) banchá com gengibre e shoyu e ameixa umeboshi: dentro de uma xícara amassar uma ameixa pequena com caldo de gengibre ralado e espremido (um décimo da quantidade de ameixa) e uma colher (chá) de shoyu. Derramar banchá na mistura da xícara e beber em seguida;

3) para eliminar dores de cabeça, ela deve ser levemente tostada na chama do fogão e misturada ao banchá com gotinhas de shoyu;

4) com araruta: Ume-syo-Kuzu - uma ameixa japonesa salgada, uma colher de chá cheia de araruta, 3 colheres de chá de shoyu, uma de gengibre ralado e 3/4 de litro de água.
Esmagar a ameixa num quarto de litro e adicionar a araruta devagar; juntar o gengibre e o resto da água e ferver até a mistura tornar-se espessa (vá mexendo porque pode empelotar). Deixe esfriar um pouquinho e adicione o shoyu antes de beber.
Ótimo para resfriados, é reconstituinte e desintoxicante.
O caldo de araruta (Kuzu) é excelente contra diarréias e dores de cabeça provenientes de intoxicação: diluir uma colher de chá cheia da farinha de araruta em 2 ou 3 partes de água; adicionar, a seguir, um quarto de litro de água e ferver até ficar transparente (vá mexendo!) Adicionar gotas de shoyu. É um caldinho que combate a fraqueza, aquela moleza que nos derruba...
Atenção: a araruta que vendem no comércio, geralmente, é fake. Atualmente, a verdadeira está sendo plantada na Bahia, podem adquirir nesse site: Araruta da Bahia

Chá de raiz-de-lótus - essa raiz pode ser encontrada seca ou natural (crua). Recomendada, principalmente, contra tosses.
Coloque 3 ou 4 fatias (maior quantidade se for seca) para ferver em meio litro de água por uns 10 minutos, abafe, retire as raízes (dá para comê-las, se desejar) e beba uma xícara 3 ou 4 vezes ao dia.
Se usar o chá de lótus, tome somente ele como líquido, evitando outros.
Ele também é excelente para pessoas que estão deixando de fumar, ajuda na eliminação.

Missô - assim como o shoyu, esse alimento feito com soja fermentada, também é medicinal, tanto que foi bastante usado no Japão, logo depois que largaram por lá a bomba atômica - com a função de eliminar a radioatividade do organismo.
Quando for tomar um caldo ou sopa, coloque antes no prato uma colher de chá de missô e derrube por cima o líquido, misturando bem. O líquido pode estar quente quando misturado à pasta, mas nunca a ferva, porque perde as enzimas que são o seu benefício.
O missô desintoxica, principalmente os pulmões (recomendado também para ex-fumantes).
Única ressalva: como contém muito sal não deve ser consumido demais por hipertensos (nem o shoyu) - aliás, ninguém deve consumir em excesso, pois eles agem aqui como elemento medicinal, e sabe-se que a diferença entre o remédio e o veneno, é a quantidade!

18 comments:

mundo magico de patty said...

Amei as receitinhas de chá, o de gengibre já conhecia e utilizava...
É minha primeira visitinha ao seu blog e já adorei. Já te add no meu blog.
Bjos e prazer em conhecê-la virtualmente...

Vera Falcão said...

Patty, obrigada pelo carinho e volte sempre!

Anonymous said...

Nossa, estou viciada em visitar o blog e a comunidade da Vera, tenho aprendido maravilhas!
Obrigada!!!

Vera Falcão said...

Espero estar ajudando mesmo, valeu!

Camila said...

Muito grata por essas e todas as outras maravilhosas informaçoes que vc disponibiliza aqui :)
Gostaria de saber se cha de sabugueiro tem o mesmo efeito que o cha da flor de sabugueiro...

Vera Falcão said...

Camila, não usamos as folhas do sabugueiro porque são TÓXICAS, apenas as FLORES, que são excelentes para fazer o chá que controla a febre, faz o corpo suar e ajuda a eliminar gripes e resfriados.
Leia aqui: "Em doses elevadas, principalmente as folhas e raízes, pode provocar irritação gástrica e intestinal. Os frutos verdes são tóxicos. Recomenda-se, portanto, por segurança que se use preferencialmente as flores, que possuem menor toxicidade em relação ao resto da planta."
E mesmo o chá com as flores não deve ser tomado em excesso, pois pode provocar vômitos (fazer sempre chás fracos, usando pouca erva - a maioria pensa que um chá BEM FORTE resolve os problemas, mas o que ajuda é POUCA ERVA e TOMAR VÁRIAS VEZES AO DIA.

um abraço

Rachel Oliveira said...

Legal, não conhecia o blog. Mas não saio da comunidade Maes Natureza, mudou meu modo de medicar minha família!!!! Parabéns!

Vera Falcão said...

Oi, Rachel, muito bom saber que mudanças aconteceram no cotidiano da tua família! É o prazer que sinto em saber dessas mudanças que me faz continuar divulgando aqui e em outros lugares uma forma diferente de viver.

abraço

Diogo said...

Muito legal o seu blog, estou aproveitando as dicas de chá para tentar curar uma faringite chata e persistente. A melhora está sendo visível, é sensacional não depender tanto da alopatia. Obrigado pelo excelente serviço.

Vera Falcão said...

Diogo, fico feliz que você esteja aproveitando as dicas, faça bom uso e divulgue para os amigos - soluções que funcionam devem ser espalhadas como sementes!
um abraço

Anonymous said...

Oi Vera... posso usar o cha de raiz de lotus em bebe de 11 meses com bastante tosse? Mariana

Vera Falcão said...

Oi, Mariana, podes, sim. Mas fique atenta à quantidade de raiz usada para fazer o chá. Para crianças, a quantidade é sempre menor, geralmente a metade da dose para adultos, mas para bebês é menor ainda... Então, nesse caso, use uma fatia pequena da raiz para cada xícara de chá, que deverá ficar fraco. Leve essa consideração para qualquer receita: metade para crianças pequenas, um pouco menos ainda para os bebês. Um abraço!

Unknown said...

Oi!!! Gostei demais de tudo que vi em seu blog.... Amei A citação do perfil, hehehe, então decidi seguir o conselho!! Parabéns pelo trabalho e continue sempre, pois é um conteúdo bastante rico!!!!! Beijosss

Vera Falcão said...

Oi, Ívia, obrigada pelo incentivo e espero que aproveites o conteúdo do blog, verdadeiramente, abração!

Unknown said...

Maravilhosas receitas e dicas sempre!
Obrigada por compartilhar do seu conhecimento. <3

eumesmarenata said...

Olá

Gratidão pelas informações, gostaria de saber se posso dar o Chá de raiz-de-lótus para meu bebe de 8 meses? Desde os seis meses ele vire e mexe fica todo encatarrado!!! :/

bEIJÃO E oBRIGADINHO

Vera Falcão said...

Renata, bebês podem tomar esse chá, mas não esquecer que o chá para crianças sempre deve ser feito bem fraquinho, No entanto, costumo aconselhar para bebês o chá de FLOR DE SABUGUEIRO, útil para curar resfriados, gripes, tosses, dor de ouvido e para controle da febre - enfim, elimina toxinas - o muco, especialmente indicado para problemas do trato respiratório. Um abraço!

Vera Falcão said...

Elisângela, grata pelas palavras, beijo!