Sunday, November 1, 2009

Avião da FAB cai na selva amazônica


A maioria dos passageiros eram funcionários da Funasa, que viajavam para vacinar comunidades indígenas.

Obviamente, um acidente sempre é um acontecimento trágico e ninguém deseja tal destino para ninguém... gostaria aqui de comentar o fato me limitando ao ângulo da vacinação para indígenas, a qual acho desnecessária.

Então:

Vendo por um ângulo tradicional:
Coitados, são abnegadas pessoas que estavam fazendo uma viagem difícil e incômoda para levar a saúde para os índios... as vacinas têm que chegar a todos os rincões do país, mesmo os mais distantes!

Vendo por outro ângulo:
Os índios têm a sua própria medicina - encontram todos os medicamentos de que necessitam na selva, onde há uma variedade inimaginável de plantas que curam.

Pegam "doenças de branco" quando entram em contato com ele - assim como aprendem a andar de chinelo havaiana e bermuda, as mulheres a esconder os seios, beber cerveja, comer porcaria, ver televisão, usar celular e outras coisas que invadem seu mundo à parte, que deveria permanecer fiel aos seus costumes e tradições - para que precisam de "civilização ocidental"?

Eles têm a sua própria civilização!

O homem branco não deveria arriscar-se em vôos perigosos para levar coisas desnecessárias a um povo que tem sua própria cultura e estilo de vida.

Deixem-nos florescer na selva - e também deixem a selva em paz!

Lendo essa outra matéria, refleti sobre as palavras do último parágrafo:

Gripe A chega a índios da Amazônia, alerta ONG inglesa

Fonte: G1 (12/agosto/2009)

A gripe A (H1N1) chegou a índios da Amazônia peruana, informou nesta quarta-feira (12) a ONG inglesa Survival International. De acordo com a organização, sete membros da tribo Matsigenka estariam infectados pelo vírus, segundo informações do departamento de saúde em Cusco.

Tribo Matsigenka, que tem sete membros infectados, fica próxima ao rio Urubamba, na porção amazônica do Peru. (Foto: J Mazower - Survival International/Divulgação) No Brasil, a nova gripe ainda não chegou aos índios amazônicos. Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), organização responsável pela saúde indígena no Brasil, atualmente há 80 casos sob suspeita em todo o país, mas nenhum foi confirmado ainda como gripe A. Houve um caso de óbito no Sul, mas depois disso nenhuma outra infecção foi registrada.

A grande preocupação, tanto para a Funasa quanto para a Survival, é que os índios costumam ser mais vulneráveis às doenças respiratórias. No caso do Peru, há um agravante: a tribo dos índios infectados fica próxima a grupos de índios isolados, que podem não ter anticorpos nem para a gripe comum.

Segundo a ONG, no mundo todo os povos tribais são mais frágeis à gripe A, pois são mais pobres do que a média da população, têm menos imunidade e sofrem de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Porque será que os povos tribais encontram-se nesse estado?
Tenho minha resposta na ponta da língua, mas muitos devem ter alguma outra para apresentar...

No comments: