Wednesday, December 30, 2009

Avatar


Meu último post de 2009 é sobre esse filme espetacular que é uma mensagem ecológica, do início ao fim e com a proposta de acordar os dorminhocos que ainda não perceberam a nossa Queda em progressão alucinante...

Perdemos a conexão com a Mãe Terra, nosso planeta, que tornou-se algo distanciado de nós, a quem não mais respeitamos ou dedicamos reverência, gratidão ou amor.

Os "alienígenas" do filme de James Cameron somos nós, quando ainda tínhamos uma conexão estabelecida entre todos as manifestações de vida do planeta, quando éramos um Todo - uma Rede feita de milhares de filamentos interagindo e criando.

Os "terráqueos invasores" também somos nós, transformados, perdidos, anjos decaídos transformados em seres sem alma, movidos pela ganância, pela ânsia de acumular bens materiais sob qualquer circunstância, passando por cima de tudo e todos.

Os efeitos visuais maravilhosos - imagens que já perdemos na nossa realidade, provavelmente extintas há muito tempo por alguma barbárie - a tecnologia alucinante do 3D que nos prende por 3 horas à uma poltrona, com os olhos vidrados na tela - são recursos para nos atrair à mensagem profunda e eterna: é necessário manter o equilíbrio, quando ele está se desmanchando, uma corrente oposta se manifesta e somos forçados a regressar, por bem ou por mal, a ele - aos braços divinos, ao Criador, ao Caminho do Meio - denominem cada uma a seu gosto, mas a Verdade é uma só, embora com muitos Nomes.

Assistir Avatar me deu muito prazer, mas ao mesmo tempo, muita tristeza - ter a cada dia, mais certeza, que estamos fazendo tudo errado - outra vez - e que caminhamos para mais uma derrocada, depois de lutarmos tanto para ascender...
Mas ainda mantenho a esperança - pois filmes como esse podem despertar muitos corações - desejo tanto que isso aconteça!

2010 seja o ano em que você vai, finalmente, despertar!

2 comments:

Claudia said...

Olá,Vera!Ainda não assisti ao filme,mas pelos comentários deve ser muito lindo..será que as pessoas irão ver por esse lado que vc descreveu?Ou prestarão mais atenção pelo fato de ser 3D?
Torço para que essa mensagem seja penetrada na mente de todos!
Happy New Year,Vera!!!

Vera Falcão said...

Claudia, a mensagem está lá, o 3D é uma isca... todos irão absorvê-la, nem que seja subconscientemente - vamos torcer para que muitos despertem!
Super 2010 pra vc, abraços!