Tuesday, February 2, 2010

Templo Budista em 3 Coroas


Ontem, finalmente, fui conhecer o templo budista de Três Coroas/RS, que fica relativamente perto da cidade onde moro (Porto Alegre/RS).
É difícil codificar em palavras os sentimentos que tomaram conta de mim ao entrar naquele local. Já bem antes de chegarmos aos portões do Khadro Ling, a sede do Chagdud Gonpa Brasil, somos encantados pela estrada íngreme que nos leva até lá, com vegetação luxuriante e lindas borboletas enormes e das mais diversas cores.
Duas colunas com cabeças de dragões recebem os visitantes que deslumbram-se ao ver o templo La Kang, construído e ornado dentro das tradições artísticas tibetanas.
O novo templo, Terra Pura de Padmasambava, está aberto à visitação externa aos sábados e domingos, então não pude conhecê-lo, pois estávamos num feriado de terça-feira. Ficará para uma próxima oportunidade, pois pretendo lá retornar e, se possível, participar de um retiro.

O que significa Khadro Ling?
Em tibetano, Kha significa “céu”, Dro significa “mover-se”, ir, dançar, Ling significa “local sagrado”. Khadro é a tradução de Dakini, palavra associada a um aspecto da energia iluminada feminina. Uma tradução possível para Khadro Ling, então, é “Morada das dançarinas do céu”.

Mais informações:
http://kl.chagdud.org/perguntas-frequentes/






3 comments:

Andre de P.Eduardo said...

Muito bonitas as fotos. Aqui nesse linque tem mandalas tibetanas muito bonitas, a maioria feita com areia (impressionante). Beijos.
http://www.dharmanet.com.br/mandala/

Vera Falcão said...

Lindas as mandalas, são boas para meditar; também criar a sua é uma forma de meditação. Um dos significados de fazê-las com a areia - a constatação da impermanência, pois depois de pronta, a mandala é desfeita e as areias atiradas na água, espalhando bençãos - gostei de saber desse significado, do não reter mas passar adiante.
Se um dia tiver oportunidade, visite o templo! bjo

Ísis F. said...

Acho que está visita fez muito bem ao meu estado espiritual e consegui sair um pouco da minha vida. Quero visitá-lo mais vezes!

Achei lindas as mandalas, gostaria de um dia conseguir fazer uma arte tão bonita assim!

Bjos!