Tire a venda dos seus olhos e aproxime-se! Leia nas entrelinhas e procure ver através do brilho da ilusão, pois vivemos como mansas ovelhas agrupadas em um rebanho comandado por meia dúzia de pastores. Atreva-se a mudar sua posição, pois a Verdade não é aquela que nos mostram e obrigam a viver, através das mais variadas artimanhas e armadilhas. Faça diferente! (Vera Falcão)
segunda-feira, 22 de março de 2010
Longa fila por saneamento
Para chamar a atenção à importância do saneamento básico, mais de cem pessoas se enfileiraram na tarde de ontem (21/03), para ir ao banheiro, na zona norte de PortoAlegre/RS.
A ação da ONG britânica End Water Poverty marca o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22 de março e envolvendo a participação de 60 países.
Na capital gaúcha, o local escolhido foi o Conjunto Habitacional Marcel Luís, para onde estão sendo transferidos os moradores da Vila Dique. Eles permaneceram na fila organizada na Avenida 2.000 e assinaram o relatório em favor da causa.
Márcia Ximenes, que deve se mudar em breve para o conjunto habitacional, foi até a fila com o filho Kevin, de três anos e contou:
- Banheiro nós temos, mas o esgoto vai para o valão.
Por isso, o Instituto Trata Brasil, responsável pelo evento na Capital, escolheu o Marcel Luís para promover a campanha.
A organização realiza pesquisas e projetos com a comunidade desde 2008.
De acordo com os estudos, 62,7% das doenças observadas nos moradores estão relacionadas com a falta de coleta e tratamento do esgoto da Vila Dique.
Diarréia, leptospirose e verminoses são as mais frequentes.
- Descobrimos que falta de saneamento desencadeia também faltas ao trabalho e baixo rendimento escolar - ressalta Aline Matulja, engenheira sanitarista e ambiental, colaboradora do Trata Brasil.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou que, até 2006, apenas 12,43% da população do Rio Grande do Sul recebia tratamento adequado de esgoto.
A End Water Poverty, responsável pela mobilização, acredita que 4 mil crianças morrem todos os dias no mundo devido à falta de saneamento básico e de água potável.
A campanha The World's Longest Toilet Queue (A fila mais longa do mundo para ir ao banheiro) - que, no Brasil, também ocorre no Rio de Janeiro - quer entrar para o Guiness Book. O recorde atual é de 868 pessoas.
Como o ato é simbólico, é possível entrar na fila cadastrando-se no site http://www.blogger.com/www.worldtoiletqueue.org
Há versões em inglês, francês e espanhol; na versão em inglês, clique em "Join the Queue" - encontramos duas opções: entrar na "fila on line" ou criar o seu próprio evento. Preencha a ficha com seu nome, e-mail e país. Escolha uma das reivindiçações e um avatar, clicando em "Submit" para acrescentar seu nome à uma petição global pela causa.
Fonte das informações: ZH de 22/03/2010
*****************************************
O texto acima relaciona-se com ideias já postadas aqui no blog:
Prevenção e Saneamento Básico para evitar doenças
Muitas doenças poderiam ser evitadas tratando-se a causa e não, posteriormente, os sintomas.
Milhões que foram gastos na compra de vacinas, por exemplo, poderiam ter sido utilizados para a construção ou tratamento de esgotos.
HIGIENE É PREVENÇÃO!
*****************************************
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário