Wednesday, March 10, 2010

Se você ama uns...

Existe um banner vegetariano bastante divulgado que diz o seguinte:


Sempre interpretei essa mensagem como "devemos amar a todos os animais e não comê-los, já que os estimamos". Mas encontrei num blog, uma outra leitura!

Como comentei lá, é uma questão de ponto-de-vista e da escolha de um ângulo pelo observador...
Mas usei essa mensagem para servir como referência para o artigo que segue abaixo:

A cidade japonesa e os golfinhos
Moradores e autoridades de Taiji, no Japão, estão indignados. A pequena localidade pesqueira é o principal alvo de The Cove, vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, que mostra a captura e a matança de golfinhos na cidade para a comercialização da carne.

Taiji, segundo o filme, é uma espécie de quartel-general dessa atividade, o que há tempos revolta ambientalistas. Todos os anos, milhares desses animais são mortos na cidade para consumo de sua carne, mesmo que contaminada com mercúrio. Taiji, porém, se autoproclama “A cidade das baleias” – a principal ponte local, inclusive, é adornada por estátuas de animais marinhos.

Depois de tanta propaganda negativa, poucos estão dispostos a dar entrevistas na cidade. Uma treinadora de golfinhos fugiu correndo ao ser abordada por um repórter. Em declaração divulgada por fax na segunda-feira, o prefeito Kazutaka Sangen enfatizou que a caça é legal no Japão e que o documentário apresenta dados não comprovados “como se fossem reais”. Além disso, pediu respeito às tradições:

– Há uma variedade de costumes relacionados à alimentação, dentro e fora deste país. É importante respeitar e compreender essas culturas regionais, originadas em tradições ancestrais.

Para o governo japonês, The Cove é “parcial”. Diretor do Departamento de Pesca do Ministério das Relações Exteriores do Japão, o diplomata Yutaka Aoki aproveita para provocar os ocidentais:

– Há alguns países que comem carne de gado, e há outros que comem baleias ou golfinhos. Um filme sobre a matança de bois também seria criticado pelos trabalhadores dessa indústria.


ZH, 10/03/10


Mas bem pior que treinar golfinhos, é o que observamos nessas imagens:










A primeira foto foi obtida no Pará e as demais imagens, nas Ilhas Faroe, a meio caminho entre as Ilhas de Shetland e Islândia - o que demonstra que, em algumas ações, o Primeiro e o Terceiro Mundo se igualam!

2 comments:

fix me said...

Oi Vera!

Seguindo seu conselho, estou deixando um oi antes de ir embora. Usei a imagem do banner vegetariano pra fazer um post no meu blog tbm. Legal seu espaço aqui.

até mais,
Vinicius

http://apatiahumana.wordpress.com

Vera Falcão said...

É uma atitude gentil, você não acha? Obrigada por apreciar o blog, logo irei visitar o teu... abraço!