Thursday, March 31, 2011

Não quero nem saber!

Lendo o comentário de um dos membros da comunidade Fora do Manual no orkut, sobre o que acontece quando passamos uma informação útil a alguém que carrega algum hábito nocivo (geralmente, sendo a informação mal recebida) escrevi:


Quando passamos uma informação a alguém, que contradiz seus hábitos alimentares ou de vida, a primeira reação que surge é a INDIGNAÇÃO - "como assim? quem é você pra vir aqui e dizer que estou agindo de forma incorreta, me intoxicando?"

Depois, vem a TOMADA DE POSIÇÃO, quando o indignado informa que acredita totalmente naquilo que faz e que, além disso, recebe recomendações de pessoas confiáveis, profissionais "competentes".

Por fim, a pessoa refugia-se na TRADIÇÃO ou "sou alérgica à mudanças", que envolve a PREGUIÇA e/ou o MEDO DO NOVO.

Em resumo: você veio mexer no mundinho confortável e estável de um sujeito, alterar sua rotina e fazer com que ele tenha que aceitar uma novidade que não lhe agrada - é mole? rs

Poucas pessoas estão abertas às mudanças no primeiro impacto - a maioria só muda quando fica doente ou quando vê uma reportagem no Fantástico ou no Globo Repórter falando exatamente o que você disse há muito tempo atrás... hehe

3 comments:

Leila Barros said...

rsrs..É exatamente assim! Só falta nos jogarem em uma fogueira. Costumo brincar dizendo que quase posso escutar o crepitar da lenha!

Vera Falcão said...

Então, Leila, justamente por isso foram queimadas tantas bruxas antigamente, porque elas sabiam das coisas! hehe

Clau Santis said...

Sábias palavras, conterrânea!
Adorei a escultura dos macaquinhos!
Um abraço