Thursday, March 19, 2009

Ainda a Birmânia


Aung San Suu Kyi


Em fevereiro de 2007, comentei a questão da Birmânia:

http://foradomanual.blogspot.com/search?q=birmania

Agora, recebi um e-mail da Avaaz.org (organização que envia petições para causas humanitárias), dizendo o seguinte:

A líder do movimento pró-democracia e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi passou mais de 13 anos presa pela junta militar da Birmânia (ou Mianmar). Ela e milhares de monges budistas e estudantes estão presos por protestar pacificamente a ditadura militar brutal do seu país. Esta semana temos a oportunidade de ajudá-los - mesmo à distância.

Mesmo correndo um enorme risco, ativistas da Birmânia se pronunciaram esta semana pedindo a libertação imediata de Aung San Suu Kyi e de todos os prisioneiros políticos do país.
Eles apelaram também pelo apoio da comunidade internacional pois só assim eles terão chances de combater a junta militar. Com a crise econômica, a assistência humanitária internacional é cada vez mais necessária na Birmânia, portanto os generais estão se tornando mais vulneráveis à pressão internacional.
É aí que nós entramos, estamos coletando um enorme número de assinaturas na petição para o Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, pedindo que a Birmânia se torne uma prioridade da ONU.
Assine a petição no link abaixo e depois divulgue esta campanha para todos os seus amigos.

http://www.avaaz.org/po/free_burma_political_prisoners

Os ativistas da Birmânia querem coletar 888,888 nomes para a petição.
O número 8 tem um simbolismo importante na cultura deles e a Junta Militar é extremamente supersticiosa.
Como a situação deste país não é divulgada na mídia internacional, precisamos divulgar esta campanha para o maior número possível de pessoas para alcançar esta quantidade massiva de assinaturas.


O aumento da pressão internacional está funcionando: em dezembro, 112 ex-presidentes e primeiros ministros de 50 países enviaram cartas para o Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon pedindo para ele pressionar a junta pela liberação dos prisioneiros políticos.
Em fevereiro, 20 prisioneiros políticos foram soltos logo após a visita de uma delegação da ONU ao país.

A Junta Militar teme as consequências da mobilização online coordenada e sua influência sobre a ONU: mais de 160 exilados da Birmânia e grupos em 24 países estão participando da campanha. Porém ainda precisamos de um grande número de assinaturas para chamar a atenção do Sr. Ban Ki Moon.

Este é um momento em que podemos fazer a diferença. Vamos apoiar os corajosos ativistas pró-democracia da Birmânia que hoje estão presos e exilados, para que eles tenham sucesso em acabar com a violenta repressão militar do seu país.

Com esperança e solidariedade,

Alice, Ricken, Pascal, Graziela, Veronique, Iain, Paul, Luis, Paula, Brett e toda a equipe Avaaz

Saiba mais:

Birmânia: oposição denuncia prisão de cinco partidários de Suu Kyi:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369523&idCanal=11

ONU pede libertação de presos políticos em Mianmar:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1046293-5602,00-ONU+PEDE+LIBERTACAO+DE+PRESOS+POLITICOS+EM+MIANMAR.html

Quem é Aung San Suu Kyi:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aung_San_Suu_Kyi

Mianmar/Birmânia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Myanmar

No comments: