Sunday, June 21, 2009

Déjà vu


Selecionei esse texto dos meus arquivos para que percebam a similaridade com o atual alerta de pandemia - ele foi escrito em março de 2006, na Isto É online; onde lê-se gripe aviária leia-se gripe suína.

Verão que a conversa é a mesma... assim como os procedimentos.

"Pandemia que ameaça matar 50 milhões de pessoas deve se espalhar em 18 meses.
No Brasil, vírus chega em setembro."

Essa frase é até engraçada; será que reservaram passagem aérea com data marcada para ele vir do exterior até nós? hehehehe

(...) E nos seus sinais, há características típicas de uma pandemia - espécie de epidemia global, sem fronteiras e generalizada, que além de matar, poderá levar, no extremo, o planeta ao caos socioeconômico.
O mundo já passou por uma epidemia de gripe em 1918, a tragicamente famosa gripe espanhola. Essa pandemia de agora pode ser ainda mais catastrófica.
(...) "A pandemia de uma gripe virá e a medicina não sabe como combatê-la. Virá em poucos meses. Isso é certeza, disse a ISTO É, Michael Ostherholm, diretor do Centro de Pesquisas sobre Doenças Infecciosas e professor da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota. Soma-se á sua voz a do secretário-geral da ONU, Kofi Annan: "Quando ocorrer a primeira transmissão homem para homem, teremos apenas algumas semanas para evitar a sua disseminação. Milhares de pessoas morrerão, os sistemas de saúde ficarão sobrecarregados, famílias serão dizimadas, transportes e comércio serão interrompidos, o progresso econômico e social regredirá. É a isso que se chama pandemia".

*********

Atenção, isso foi dito em 2006 e a gripe era a aviária!

*********

Continuando:

(...) O Brasil, como o resto mundo, não tem a princípio qualquer estrutura para enfrentar uma onda pandêmica. O governo federal comprou 90 milhões de doses de Tamiflu, até agora o único medicamento disponível contra o vírus da gripe aviária, mas que nem sempre atua com eficácia.

Se entendi bem...

O Brasil já havia comprado em 2006 um estoque enorme de Tamiflu e não tivemos problemas com a gripe aviária (ela não chegou em setembro...), logo o Tamiflu ficou guardado, esperando usuários; porque compramos novamente uma quantidade enorme desse medicamento, com a expectativa de uma nova pandemia (a suína), se já tínhamos em estoque (da aviária)?

Em frente:

(...) Pouco antes do Carnaval, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, interpelou pessoalmente o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues: "Quando é que vocês vão tratar a ameaça dessa pandemia como uma questão de segurança nacional? Precisamos ser mais ágeis ou seremos vítimas de uma catástrofe social sem precedentes." Santa Catarina é sede das maiores agroindústrias brasileiras, responsáveis por 60% do mercado interno e 70% das exportações.
A preocupação não era com a saúde da população, mas com os negócios...

(...) Transmitido ao homem através das aves contaminadas, o H5N1 é ápenas um dos vírus de gripe que compõem o amplo e diversificado leque do vírus Influenza - assim chamado porque se acreditava, na época do fundador da medicina, Hipócrates (nasceu na Grécia em 460 a. C.), que a gripe era uma "influência dos espíritos".
Saliente-se que a expressão "fundador da medicina" está incorreta - Hipócrates foi fundador da medicina OCIDENTAL - a ORIENTAL, nessa época já estava anciã, de barbas brancas...
Tanto as aves quanto os homens se infectam, principalmente se entrarem em contato com fezes e secreções contaminadas, pastos, estercos, rações e bebedouros que estejam infectados ou se comerem ave doente. Detalhe: numa ave infectada, o vírus aviário morre em até 3 horas se ela for cozida a 56 graus centígrados, morre em até meia hora se for cozida a 60 graus, mas dura até um mês na ave congelada - ou seja podem comer aves se tais cautelas forem tomadas (o ideal é fervê-la, isto é, submetê-las a 100 graus centígrados).
Outros cuidados:
lavar as mãos com sabonete frequentemente, tomar a vacina contra a gripe comum (propaganda enganosa), evitar aglomerações (atitude nada fácil quando se vive num mundo superpovoado...).

Mas, instaurada uma pandemia, essas providências serão paliativas.
"Ocorrendo uma mutação genética no vírus, se dará a transmissão de ser humano para ser humano, o que poderá detonar uma pandemia", diz o virologista Celso Granato, professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo. Assim, se ocorrerem tais mutações (o risco é altíssimo porque diversos vírus Influenza mudam geneticamente), aí o vírus aviário será transmitido também pelo ar, da mesma forma que se transmite o vírus da gripe comum. A diferença é que o H5N1 é infinitamente mais lesivo ao organismo humano, atingindo rapidamente diversos órgãos, como pulmões, rins, estômago e intestino. (...) Não estamos preparados para uma pandemia que está chegando. Para se proteger, os EUA têm estocados dez milhões de doses de Tamiflu, até agora o único capaz de agir, ou pelo menos, tentar agir, contra a gripe aviária. (...) Nada se sabe, porém, se ele será eficaz no caso de uma pandemia, mesmo porque nela, o vírus já sofreu mutações. (...) Mas há quem diga que em seu território, um rigoroso trabalho de desenvolvimento e armazenamento de novos remédios se dá sob sigilo de Estado e até cavernas estariam virando laboratórios em nome da segurança de seus cidadãos.

Já temos vacinas quentinhas saindo do forno...
Quem se habilita?


Não esqueçam de substituir, na leitura, o nome dos bichos: galinha (2006) vira porco(2009).

4 comments:

Maria Moreira said...

Viva Vera

Isto é uma visita rapidinha, tipo «visita de médico»! Leia isso que acabei de ver:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?showComment=1&id=1389297&idCanal=62#Comentarios

e agora vou descansar pois já são mais do que horas :)

Um abraço,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, isso apenas confirma que não adianta tomar "anti-virais" e que o fortalecimento do organismo (alimentação, exercícios, energia positiva) é que nos mantém longe das gripes e outros vírus.

Maria Moreira said...

Viva Vera

Enviaram-me esta reportagem e, como não sei qual é a fonte, achei melhor colocá-la aqui no seu cantinho. Concordo com o sumo da questão, como se costuma dizer, independentemente da opinião da autora em relação ao uso das vacinas em geral (mais baratas ou não... são vacinas na mesma).

Um abraço,

Maria!


Por M. Helena Dores


«Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???


No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam!


No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa (apenas) 25 centimos. Os noticiários disto nada falam!


Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam!


Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves, os noticiários mundiais inundaram-se de noticias. Uma epidemia, a mais perigosa de todas... Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas em 10 anos, 25 mortos por ano.


A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? - Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande: A Farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso 'Tamiflú' que vendeu milhões de doses aos países asiáticos.


Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro. Antes com os frangos e agora com os porcos....


Sim, agora começou a psicose da gripe porcina (que os suinicultores não gostaram e exigiram que se mudasse o nome) e todos os noticiários do mundo só falam disso. Já não se fala da crise económica nem dos torturados de Guantánamo. Só a gripe porcina... (a nova "gripe A"). E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo", atrás dos porcos não haverá um "grande porco"?


A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque. Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, felizes pelas suas vendas milionárias com o duvidoso Tamiflú... A verdadeira pandemia é pois de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.


Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países. Mas se a gripe porcina (versus "Gripe A") é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação social e a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, então porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la? Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa sim seria a melhor solução"... »

Vera Falcão said...

O medo espalha o pânico: numa situação assim, qualquer "remédio salvador" que se apresente, será abençoado pelas pessoas apavoradas pela informação disseminada - quer melhor campanha de marketing para vender vacina do que usar o medo da morte que mora dentro de nós?