Sunday, August 23, 2009

O que vem por aí...


Novos vírus, bactérias, novas doenças... eles surgirão pela mão do homem: seja pela criação em laboratórios para vender depois o remédio, seja pela falta de higiene, pela superpopulação, pelo uso indiscriminado de antibióticos e excesso de cirurgias (que já desenvolveram uma superbactéria em hospitais - ninguém falou mais nelas, não?).

Nós, seres humanos, somos responsáveis, de uma forma ou de outra, por essas modificações.

Somos coadjuvantes:

Ao tomar antibióticos sem receita médica.
Ao tomar inúmeras e desnecessárias vacinas.
Ao não manter uma alimentação equilibrada e ajudarmos a indústria alimentícia a fabricar cada vez mais porcarias tóxicas - se há mercado, há produção.
Ao criar uma quantidade imensa de lixo, que não temos mais como descartar; ele já faz parte do nosso meio ambiente.
Ao não manter uma higiene básica (tem gente que passou a lavar as mãos assiduamente, só depois dos alertas sobre a Gripe A).
Ao entregar nossa saúde nas mãos de terceiros e não sermos, nós mesmos, responsáveis por ela.

5 comments:

Maria Moreira said...

Viva Vera

Concordo com o seu post.

Tenho um pedido que (se calhar) pouco tem a ver com esse post: gostaria que você me aconselhasse bons livros acerca de saúde e alimentação para que eu possa elaborar uma boa biblioteca de consulta... seria um bom apoio para mim e minha família... e para demais pessoas que vierem consultar o seu blogue! ;).

Um deles que estou a pesquisar (para comprar) é o «Lugar de médico é na cozinha»... mas sei que há muitos mais. Será que você pode mandar essa lista? :)

Obrigada!!


Aquele abraço,

Maria Moreira!

Vera Falcão said...

Maria, já existem alguns relacionados na lateral (Livros Fora do Manual), mas posso fazer uma lista específica sobre manutenção da saúde. Aguarde, ok?

abração

Maria Moreira said...

Viva Vera

Estou a ver os livros que você colocou na lateral... mas sinto que há muitos que não estão lá. Lembro-me, por exemplo, de você ter referido o livro do Prof. Enio Emmanuel Sanguinetti - O chá para a criança (já revirei a internet à procura de livros dele e não achei nada....) Desde que li esse aviso nunca mais juntei alho e cebola para cozinhar.

Gostava de saber mais sobre macrô/macrobiótica (mas que livros serão os «melhores»?), sobre prevenção e tratamento de doenças através dos alimentos (como o Lugar de médico é na cozinha), sobre combinações alimentares correctas (e de novo a pergunta surge... mas que livros serão os «melhores» / mais idóneos? Eu já li tanta coisa diferente... ou seja, há pessoas que recomendam juntar leite e banana, outras que dizem para nem pensar fazer uma coisa dessas... é combinação ideal para alergias e infecções intestinais... e isso é só um exemplo!)... sobre nutrição...

Desculpe a insistência. Meu interesse é muito grande e apesar de fazer muitas pesquisas fico sempre com a dúvida de estar a ler coisas incorrectas... apesar de o meu interesse ser muito grande, minha ignorância também é grande. Muito grande. Daí eu tentar aprender com quem sabe (muito) mais do que eu...

Obrigadão.

Aquele abraço para vc,

Maria!

Vera Falcão said...

Maria, estou postando uma lista na margem direita da página, que receberá mais acréscimos, posteriormente - mas os livros relacionados já trazem muita informação de qualidade.
Muitos deles creio que vc só encontrará em sebos, são edições antigas e algumas talvez não sejam mais reeditadas.

Bom proveito!

Maria Moreira said...

Viva Vera :)

Obrigada :)
Aguardo por mais livros bons. Tenho alguns (bons livros) no meu e-mail (às vezes enviam-me) você quer?

Aquele abraço para você!