Tuesday, October 5, 2010

Para que serve uma faixa de pedestres?


Passada a euforia da campanha para que os motoristas respeitassem a faixa de pedestres, parando seu veículo para que os mesmo atravessem a rua, tudo voltou ao normal, ou seja, ficamos parados na tal faixa aguardando que um motorista civilizado freie e nos deixe passar! E como eles são figurinhas raras, pode-se ficar muito tempo "sentado à beira do caminho"...
Me recuso a estender a mão para atravessar porque considero isso uma redundância!

Atenção, motoristas: aquelas listras brancas pintadas no asfalto significam que, você tem que parar, quando ouver algum pedestre parado sobre elas, aguardando a sua "boa-vontade"! ISSO É UMA LEI DO TRÂNSITO!

E atenção, pedestres: isso vale apenas quando não houver um semáforo no local; havendo, você tem que seguir as cores do farol e aguardar a sua vez!

6 comments:

Angélica Roz said...

Oi Vera! Isso só vai funcionar quando começar a arder o bolso. Quando o pessoal começar a receber multas, pode ser que comecem a respeitar os pedestres.
No meu blog está rolando uma promoção bem legal, o prêmio é um Vale Livro no valor de R$ 350,00. Depois passa lá para participar...
Bjss

karinacasola said...

O motorista se esquece que também ele é um pedestre, e antes de pedestre é um cidadão, que tem direitos e deveres. A nossa liberdade termina quando começa a liberdade do outro, isso é viver em sociedade.. eu vejo tudo isso como um problema cultural no Brasil.
excelente blog.

http://balalaico.blogspot.com/

Vera Falcão said...

Gurias, a faixa tem que ser respeitada tanto quanto os faróis (que aliás, às vezes, tb não são respeitados...) Assim como as pessoas que tem cães e os levam para soltar bolinhas de cocô pelas calçadas - vejo poucos humanos limpando a meleca dos seus pets!
Educação... faz uma falta!

Pat Feldman (crianças na cozinha) said...

Ah, mas agora eu também venho em defesa dos motoristas (que de santos não têm nada): pedestres, aquela parte da rua pintada com faixas brancas é o local correto de se atravessar as ruas, com ou sem semáforo!!!
Sim, porque como eu disse, motoristas não são santos, mas o que eu vejo de pedestres fazendo as mais loucas imprudências, isso vejo, e muito!!!

Os dois lados estáo errados, os dois lados precisam de mais educação...

Tânia Moraes said...

Oi!
Amei seu blog, parabéns!
Sou de Brasília, que tem muitas coisas maravilhosas (lembrem-se de que os políticos saem de todas as partes do Brasil).
Sentimo-nos orgulhosos do respeito incorporado às faixas de pedestres.
Aqui funciona muito bem, obrigada!

Vera Falcão said...

Pat, concordo contigo que motoristas e pedestres desrespeitam as regras do trânsito.
Mas a questão aqui é a população, em geral, aceitar a faixa de pedestres como um símbolo, assim como tantos outros são incorporados ao cotidiano (como relatou a Tânia, de Brasília - parabéns aos brazilienses!)
Também poderiam ser acrescentadas mais faixas, porque algumas vezes as pessoas atravessam a rua em local proibido, visto que a faixa mas próxima fica distante do seu trajeto. Há poucas passagens seguras para quem caminha...
Vejo, pela experiência diária, que o sistema de tráfego foi criado em função dos veículos e o pedestre ficou colocado em segundo plano. Já cronometraram o tempo que o sinal fica favorável ao motorista e ao pedestre? Fiz isso inúmeras vezes e sempre o tempo foi menor para quem estava a pé... já houve o cúmulo de esperar 5 minutos para atravessar uma rua, aguardando a troca do farol!