Tire a venda dos seus olhos e aproxime-se! Leia nas entrelinhas e procure ver através do brilho da ilusão, pois vivemos como mansas ovelhas agrupadas em um rebanho comandado por meia dúzia de pastores. Atreva-se a mudar sua posição, pois a Verdade não é aquela que nos mostram e obrigam a viver, através das mais variadas artimanhas e armadilhas. Faça diferente! (Vera Falcão)
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Duas caras
Calma, não fiquem assustados, não vou comentar a novela global das 9 horas...
Me refiro a uma situação que está se formando devagarinho, sorrateiramente, aos poucos tomando conta da midia e, por extensão, das nossas mentes.
Empresas e seus produtos notadamente nocivos à saúde, poluidores e visando o lucro em primeiríssimo lugar, estão criando com a maior cara-de-pau uma pesada maquiagem com predominância de tons de verde, tendo a finalidade de mascarar e/ou esconder seus atos sob o rótulo de defensores ecológicos.
Por exemplo, a Nestlé diz agora que leite bom é o da mãe.
Parece que, de repente, a multinacional se deu conta de que o seio materno é mais nutritivo do que uma lata de leite de vaca em pó.
Não se enganem, nutrizes, ela vai continuar a produzir seus venenos lácteos, porém com cara de boazinha (afinal, assumiu publicamente que as mães é que "mandam", ganhando a simpatia feminina).
Outro exemplo: a Souza Cruz, produtora do fumo que mata milhares, "depois de ter divulgado, por vários anos, seus esforços internos na preservação do meio ambiente" - palavras do gerente de Assuntos Corporativos da empresa, Flávio Goulart - passa a nortear seus anúncios institucionais na conscientização ambiental, dentro da linha de criação "como fazer um mundo melhor".
Certamente, um mundo melhor seria aquele em que a indústria parasse de produzir cigarros que, comprovadamente, adoecem e matam seres humanos.
Enfim, se o lobo veste a roupa da vovó, não temos mais o que temer!
Quando a alcatéia corporativa em massa colocar a touca, a camisola e os óculos da boa velhinha, seus feitos criminosos serão dissimulados por uma nuvem de fumaça, distorcendo a realidade, que com muito esforço, as pessoas estão percebendo.
Uma nova estratégia nasceu. Desviem a atenção, vamos direcionar os holofotes da curiosidade para a "nova onda": salvar o planeta!
Ponto1: se o planeta encontra-se exaurido e em situação calamitosa, deve-se a maior parte da culpa ao próprio ser humano e sua gana de progresso a qualquer preço;
Ponto 2: mesmo vestindo a fantasia "da hora" - verde que te quero verde - a Indústria segue poluindo e destruindo à vontade - talvez agora mais à vontade, já que posa de "ecologicamente correta".
Ponto 3: o inimigo está mais poderoso pois ficou mais difícil de ser identificado - está camuflado!
Logo: abram seus olhos e suas mentes!
Temos que desenvolver com maestria a arte de ler nas entrelinhas.
Fiquemos mais alertas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A Simone Zelner me convidou a participar de um meme entitulado Feliz Ano Novo Sustentável(http://simonezelner.blogspot.com/2008/01/feliz-ano-novo-sustentvel.html). Adorei a idéia e já incluo este post(http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/01/por-onde-eu-comeo.html no meme e convido minhas queridas amigas para participar e falar daquilo que elas esperam mudar em seu hábitos ou transformar sua rotina em algo mais sustentável. Lembrando sempre que não precisamos virar eco-chatos, nem pensar que fazer tudo ecologicamente correto é o mais esperado. O mais esperado é transformar nossas rotina, não abrir mão totalmente das coisas que gostamos. O mais importante é encontrar novos caminhos!
Ana B.
Cleite Fontenelle
Cristiane Fetter
Denise Arcoverde
Mercedes Lorenzo
Renata Gonçalves
Renata Matteoni
Rita de Cássia
Vera Falcão
Vera,
Essas empresas ainda são as descaradas, pior é a gama de empresas que estão se aproveitando dessa onda verde para se promover em função de uma sustentabilidade que elas verdadeiramente não sustentam. O difícil, muito difícil, é separa o joio do trigo.
Tem um blog Chamado Empresa Verde que aparentemente fala de forma transparente sobre o assunto, vale conferir,embora seja da Editora Globo...
http://www.empresaverde.globolog.com.br/
Postar um comentário