Sunday, January 20, 2008

Mudando a Alimentação 2


Pólen

Tenho um amigo que conheci no orkut, estudioso incansável de alimentação (entre outros assuntos), que é o fã nº 1 do PÓLEN (Jivan Ananto).
Ele já conseguiu me convencer a consumi-lo e gostaria de passar a vocês, informações sobre esse fabuloso alimento - quem desejar mais detalhes, visite o site do Jivan:

Pólen de flores (Bee Pollen)


UTILIDADES DO PÓLEN

"Para uma dieta sadia e equilibrada os alimentos devem possuir todas as substâncias nutritivas necessárias e indispensáveis para alimentar e proteger as células.

O pólen apícola, que é coletados das plantas pelas abelhas, sendo transportado nas patas, mais precisamente nas corbículas (cestas), recebe a ensalivação, momento em que é enriquecido com enzimas e vitaminas, sendo desta maneira estocado nos alvéolos dos favos, passando a ser chamado “pão das abelhas”.

O pólen apícola apresenta na sua composição grande quantidades de aminoácidos essenciais, ácidos graxos vitaminas, oligo-elementos, fibras vegetais, minerais e moléculas protéicas como flavonoides.

As substâncias nutritivas vão estimular o metabolismo celular, a síntese dos produtos indispensáveis para nossas glândulas, reforçar a imunidade, neutralizar os radicais livres, diminuir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, esses “ elementos funcionais” tem papel importante na nossa saúde.

Os radicais livres são resíduos do metabolismo celular, são muito agressivos para as moléculas biológicas. Também se tem informações como esses radicais livres são produzidos e como certas enzimas os destroem, por sua vez, sabe-se como a vitamina C, a beta-caroteno, a vitamina E, o zinco e o selênio capturam esses radicais livres e os neutralizam.

VALOR TERAPEUTICO DO PÓLEN

1. Ação sobre o aparelho digestivo: regula o funcionamento intestinal equilibrando a flora intestinal no nível do cólon e intestino delgado, regularizando os intestinos;

2. Ação na hemoglobina do sangue: o ferro e a vitamina B12 fazem aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos.

3. Estado de fadiga: o pólen quando consumido na indicação certa, após 10 ou 20 dias, dependendo de cada caso, produz efeito eufórico, aumentando a capacidade física e mental;

4. Ação protetora do sistema vascular: os flavonóides existentes no pólen atuam sobre o sistema circulatório promovendo um fortalecimento das veias e artérias;

5. Ação na regularização hormonal: o pólen atua sobre o sistema hormonal, logo reduz o stress e o envelhecimento precoce;

6. Ação metabólica: atua sobre o metabolismo celular devido à presença da grande quantidade de aminoácidos, oligo-elementos e vitaminas que são responsáveis à síntese das proteinas, pelas células;

7. Não tem contra indicação: na vasta literatura consultada, não foi encontrado nenhum relato sobre contra indicação do pólen, para qualquer pessoa.

PÓLEN COMO FORTIFICANTE

O pólen possui na sua composição 22 aminoácidos, dos quais oito o organismo é incapaz de sintetizar e que precisa receber na alimentação ( isoleucina, leucina, lisina, metionina, finilanina, treonina, triptofano e valina). O fato de que todos eles estejam presentes no pólen confere a este “super alimento”, um grande interesse para consumo humano.

COMO CONSUMIR O PÓLEN

Para um melhor aproveitamento e efeito imediato, o pólen deve ser consumido em jejum e mastigado ( pólen granulado). Desta maneira, devido à ensalivação e trituração, haverá uma maior assimilação pelo organismo humano. Também pode ser consumido misturado com o mel, chimia, manteiga, sucos de frutas, iogurte, cremes, etc.
A dose aconselhável é de 25 g /dia para adultos e 5 a 10 g/dia para crianças, dependendo da idade.

Como indicativo, uma colher de chá, média, corresponde a 8 g de pólen e uma colher de sopa igual a 3 colheres de chá.

CONSUMO SOB A FORMA PULVERIZADA: esta forma é obtida passando os grânulos no moedor de café ou liquidificador. Torna-se fácil moer o pólen na quantidade de 150 g ou mais, recolocando o pó em quantidades igual ou superior na embalagem original e mantendo fechada herméticamente após cada uso.

CONSUMO SOB A FORMA DE EXTRATO: O extrato de pólen é obtido a partir do pólen granulado, obtendo-se um creme do pólen sem elementos alergênicos; segundo SILVA (1994), apresenta Vitamina E, ácidos graxos, compostos flavonóides e hormônios esteróides.

Os hormônios esteróides são eficazes no controle da síndrome do climatério feminino.
Os compostos flavonóides são eficazes na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combatem a arterioesclerose."

Texto original e completo publicado no site:
www.sebraern.com.br/apicultura/pesquisas/polem_apicola.doc

No comments: