Sunday, January 27, 2008

O PARADIGMA do "TEM QUE TOMAR LEITE"


Vejo que a principal discussão nas comunidade infantis é sobre o LEITE ( qual leite oferecer, além do LEITE MATERNO, que é o ÚNICO NECESSÁRIO).

As mães perguntam, respondemos, oferecemos alternativas, mas parece que esse paradigma está extremamente arraigado: criança tem que tomar leite, de qualquer jeito, seja de vaca, soja, enfim, a DIETA TEM QUE TER LEITE!

Um paradigma surge a partir de uma verdade empírica. Essa é uma verdade que varia de pessoa pra pessoa. Essa verdade empírica, varia com o que cada pessoa acredita, gosta ou aprendeu. Ou seja, vivemos com vários paradigmas, que sequer são baseados em verdades em que acreditamos, e nem ao menos refletimos sobre nossas atitudes geradas por esses paradigmas. Talvez seja por isso que poucas pessoas comem verduras (algum paradigma diz que verdura tem sabor ruim) ou que as mães acreditem que criança precisa beber leite (para ficar forte, crescer, ter ossos e dentes saudáveis).

Ao agir baseados em paradigmas, agimos sem pensar.
Ao quebrar paradigmas, você irá começar a encontrar formas particulares
de agir.
Encontre formas melhores de fazer suas coisas e mude.
Pesquise, informe-se, atualize-se, pq o mundo está em constante transformação e, às vezes, mantemos comportamentos ultrapassados ou baseados em falácias e não nos damos conta disso, por estarmos envolvidos no corre-corre da rotina e sem visualizarmos as verdadeiras prioridades em nossas vidas.


Sempre uso o exemplo da minha filha caçula, porque através dessa experiência comprovei tudo o que falei acima: consegui criá-la, alimentá-la saudávelmente, SEM LEITE DE VACA E SEM LEITE DE SOJA.
Usei "leites vegetais" como opção de líquidos, mas poderia perfeitamente não tê-los usado, pq a proteína e o cálcio estão TAMBÉM NOS VEGETAIS, embora o sistema de saúde e alimentação vigente ainda esteja
afirmando que proteína e cálcio de melhor qualidade se encontram nos produtos animais.

E não é só minha filha, não, conheço muitas crianças que não bebem leite e são saudáveis. Mas respondo pelo que vejo no dia-a-dia, durante mais de 8 anos.

O leite correto para os seres humanos é o da mãe para a sua cria, dado ao seio.

Caso a mãe tenha "problemas" para amamentar, existem os "leites vegetais", com exceção do feito com a soja (os motivos já estão devidamente explicados em outro tópico).

Depois dos 6 meses, quando iniciamos a introdução de outros alimentos, os sucos de frutas são perfeitos, inclusive o "suco de luz do sol", que é pura colorofila. Os "leites", feitos de grãos, também são opção.
Penso até em eliminar a palavra LEITE desse procedimento feito com os grãos, pq acaba inserido no paradigma, de certa forma. As palavras têm muito poder sobre nós...

Todo o CÁLCIO e a PROTEÍNA que nossas crianças precisam estão nos vegetais,
há vários estudos que comprovam isso. A questão maior é a batalha de interesses: o que vai vender mais, quem está no comando da informação, quem está tendo mais lucro. E mesmo entre os vegetais, há alguns que não devem ser consumidos como "leite", mas no momento, isso está sendo transformado em hábito, devido a grandes campanhas de marketing e lavouras em expansão com excesso de produção para ser consumida: é o caso da SOJA.


É simples.
Mas é novo.
E o novo amedronta.
Tenha coragem de mudar.
Mas informe-se na diversidade, consulte várias fontes.
Sua inteligência e sua intuição materna vão encontrar a resposta.

1 comment:

Carla Beatriz said...

Oi Vera!

Adorei este post!

Realmente o paradigma do "tem que tomar leite" é muito difícil de quebrar. Todo mundo que conheço (inclusive eu), tem a necessidade de tomar leite, porque assim fomos acostumados, criados, moldados para isso.
As pessoas sempre me olham com estranheza, quando eu digo que não tomo leite de vaca.
- Mas então tomas leite de cabra?
- Não.
- O que tu tomas então?!

Eu troquei o leite de vaca pelo leite de soja, pois gosto do sabor e da praticidade, apesar de ter consciência de que não é o melhor alimento. Foi simplesmente porque NÃO CONSEGUI DEIXAR DE TOMAR LEITE. Eu tenho a necessidade de tomar algum leite, porque fui criada assim. Eu sei, é um paradigma que tenho dificuldade de quebrar. Ao mesmo tempo, eu não crio meus filhos dizendo que eles TÊM QUE TOMAR LEITE. De maneira alguma, eu procuro oferecer sucos de frutas como alternativa ao leite.
Minha mãe é uma bebedora inveterada de leite, ela ADORA leite de vaca e sempre tomamos muito leite em casa por causa disso. Já eu, nunca fui chegada em leite puro, muito menos leite morno - eca! Acho que foi por isso que foi mais fácil deixar de tomar leite de vaca. Porém, troquei o leite de vaca pelo de soja...

Quero te agradecer tuas dicas sobre o leite de soja e quero te dizer que estou tentando fazer leite vegetal usando aveia. Podes ter a certeza que tuas palavras me fizeram pensar, e muito. ;-)

Um grande abraço da nova amiga,

Carla