Tuesday, July 8, 2008

A alquimia de cozinhar


Andamos falando em uma das minhas comunidades no orkut (Mães Natureza) sobre o papel de mãe e dona-de-casa que anda bastante desvalorizado. Disse lá que "também acho que esse sentimento de querer cuidar da família com mais proximidade e intensidade não tem nada de vexaminoso, pelo contrário, é o natural, só que por motivos mercadológicos tentam colocar esse papel como menor e depreciá-lo para que a mãe largue suas tarefas naturais e saia atrás de emprego, largando os filhos nas mãos de estranhos.
Afirmam que hoje é necessário que a mulher ajude na renda da família, mas se pensarmos bem, para que consumir tanto, será que não podemos viver bem sem adquirir tantas coisas supérfluas que acabam sendo consideradas necessárias?”

Então, ampliando o tema, peguei alguns textos que valorizam o ato de cozinhar e consideram a cozinha como um espaço poderoso e precioso dentro de uma casa, pois é nela que fazemos a alquimia dos alimentos, ou seja, criamos aquilo que vai fornecer saúde e prazer à nossa família.
Já repararam que hoje as construções, principalmente apartamentos, relegaram as cozinhas à um espaço exíguo, como se ali bastasse caber o microondas e o freezer?

“Quando se cozinha, temos os elementos nas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria.
Transformamos o trigo em pão, o vinho em vinagre, a rosa em geléia.
Cozinhar é o mais sagrado ritual.
No ato de transformar os alimentos os alimentos estamos também nos transformando.

Claro que nem toda pessoa que cozinha passa por essa transformação.
As pessoas transformaram o ato de cozinhar num sacrifício e o fazem geralmente com sentimentos de ódio, tédio e não lhe dando a atenção necessária.
Isso resulta num alimento que nos acusa mal, que nos provoca tristeza e nos sentimos pesados. Esse alimento não traz em si nada de mágico, é um amontoado de massa que digerimos sem nenhum prazer.
Quantas pessoas já pararam para sentir a textura de uma cenoura?
Quem saberá decifrar a linguagem dos vegetais?
Quem poderá falar-me do leite doce de uma alface?
As pessoas esqueceram de suas ligações com a Terra e tornaram-se infinitamente melancólicas.
As mulheres cozinham com raiva, sem sentir o que estão fazendo.
É como se tivessem nas mãos uma varinha mágica e a jogassem no lixo!"

A Cozinha da Bruxa – Márcia Frazão

Cozinhando com amor

“Cozinhar é uma arte.
Cozinhar é também oração e meditação.

Ao lavar e preparar cereais, trate-os com respeito e gratidão: estas simples sementes contém vida.
Quando você lavar e cortar um vegetal, sinta sua origem. Pense no solo, na chuva, no sol e no lavrador que o cultivou. Pense no milagre do seu crescimento e na dádiva que está recebendo.
Mesmo com a melhor orientação, você só conseguirá uma comida deliciosa e saudável usando atenção, amor e imaginação.
Tente organizar sua cozinha.
Relaxe um pouco antes de cozinhar para por de lado as preocupações e deixe que a alegria de cozinhar por amor invada seu pensamento.
E então logo sua família logo crescerá em saúde e paz. E liberdade.”

Liberdade através da Alimentação – Iona Teeguarden

"Talvez seja hora de libertar-se dos hábitos alimentícios rígidos que restringem os seus horizontes nutricionais e sensuais. Talvez os seus baixos níveis de energia estejam dizendo a você para livrar-se do arroz cozido na embalagem e lembrar-se da aparência, do gosto e da impressão que a comida dava antes da tecnologia despojá-la da sua vitalidade. Ou talvez, como a maioria das pessoas, você deseje mais energia e menos stress, ter resultados correspondentes ao seu esforço, preparar-se para os desafios e mudanças da vida e ajustar-se a eles, bem como dar a si mesmo aquilo de que de fato você precisa agora.
Quer você queira divertir-se, alimentar a família ou comer sozinho, o casamento entre a sabedoria antiga e alimentos frescos pode adicionar a todas as suas refeições bom gosto e vivacidade.
O simples ato de reservar um tempo para cozinhar e alimentar-se com a milagrosa prodigalidade da natureza vai tornar você mais atento e apaixonado pelo processo de viver.
Cuide daquilo que você procura para comer... e a boa sorte será sua.”

O Livro da Culinária Feng Shui – Elizabeth Miles

Uma Meditação Culinária

Os zen-budistas acreditam que se deve meditar sobre as atividades de todo dia - os eventos exotéricos, ou exteriores, que compõem a nossa vida diária. A culinária proporciona uma excelente oportunidade para você meditar sobre o seu dia, sobre questões emocionais ou espirituais, grandes planos de vida ou sobre as alegrias simples do viver.
Enquanto transforma ingredientes em comida e pensamentos em experiência, você cria a sua própria energia vital.
Eis alguns pensamentos para inspirá-lo enquanto você corta e fatia:

* Você está constantemente envolvido no processo de equilibrar as forças da mente e do corpo, o ambiente, as outras pessoas e o universo.

* O equilíbrio não conhece um ponto final, apenas o fluir cotidiano da energia.

* Em todos os dias da sua vida, ingerir o alimento certo para o momento pode alimentar o seu ch'i e levá-lo ao equilíbrio.


(pra quem não sabe, ch'i é o mesmo que o prana dos indianos e a força vital dos ocidentais).

Fonte: mesmo livro acima

Quem quiser ler mais sobre meditar em momentos cotidianos, veja sobre meditação enquanto lava a louça (sim, é possível lavar louça com prazer...), num outro post desse blog:

meditação na cozinha

2 comments:

Green Womyn said...

Vera, mas que beleza de post!

Começo em agosto um curso de "kitchen witchery" e suas palavras foram um ótimo texto introdutório.

Thanks!

Vera Falcão said...

Nós, mulheres, não temos ainda idéia do poder que possuímos ao cozinhar e nutrir, criando, transformando, inventando; é uma transmutação de energias muito poderosa... essa visão é totalmente oposta à que tomou hoje posse das nossas manipuladas mentes, cozinha virou lugar de "marias e amélias" (desvalorizando o brilho desses símbolos e distorcendo-os).
As mães deveriam voltar a despertar o encanto dessa alquimia nas crianças, que acham que tudo já vem pronto em pacotes e latas...