Sunday, January 6, 2008

Amamente sua cria: é natural


Agora que até a Nestlé assumiu publicamente que "quem entende de leite é a mãe", aproveitemos essa oportunidade preciosa para incentivar ainda mais o aleitamento ao seio.
Dificilmente a mãe não terá leite para alimentar seu filhote - são raras as verdadeiras exceções - e quando esse problema acontece, uma das mais causas mais comuns é a falta de informação.
As bonecas que ensinam a amamentar são uma fantástica ajuda na compreensão do funcionamento da amamentação, da fisiologia do seio, do organismo feminino, que muitas mulheres ainda não conhecem. Tátil e visualmente, as bonecas transmitem uma noção bastante precisa do que é esse ato de amor e nutrição entre mãe e filho.

Em Porto Alegre, quem faz esse trabalho é a Jane Guterres, da Flor do Sul, que tem dezenas de modelos de bonecas (brancas, negras, amarelas, índias), um bebê com peso similar ao verdadeiro pra pegar no colo, outro que simula o nascimento, são tantas...
Algumas aparecem na foto acima, tirada num evento sobre alimentos, numa tarde de sol no Parque da Redenção.
Já me relacionava com a Jane através do orkut e tive nesse dia, a alegria de conhecê-la pessoalmente e ao seu trabalho. Sorridente e simpática, ela recebeu a mim e à minha filha e nos mostrou suas "filhas", com "orgulho de mãe".
A Ísis - é claro - ficou apaixonada pelas bonecas e interagiu com elas até cansar...

São palavras do perfil da comunidade Amamentação Bonecas e Mamas, no orkut:

"As bonecas são uma forma lúdica de ensinar e incentivar a amamentação.
Não existe no mercado nenhuma boneca que amamente. A indústria já ensina as meninas a usarem mamadeiras (simbolizando os tempos modernos, onde a mãe não tem mais "tempo a perder" alimentando no peito seu bebê). Queremos ensinar desde cedo a importância deste puro ato de amor.
Nossas bonecas são usadas em cursos de capacitação de enfermeiras, em cursinhos de gestantes, por profissionais de áreas da pedagogia, psicologia... Além de outras pessoas que as compram por compartilhar desta idéia.
A mama é mais específica para o uso em cursos de capacitação, para gestantes, pois permite ensinar como preparar o seio para amamentação e também para o auto-exame."

Beijos pra você, Jane!

Conheça aqui!

Conheça também!

2 comments:

Carla Beatriz said...

Vera,
Adorei teu post sobre amamentação! Eu sou mãe de dois filhos e amamentei a cada um deles por mais de um ano e meio. Conheço as bonecas que ensinam a amamentar - e isso me fez lembrar que preciso comprar uma para minha filha! - e sempre joguei fora as mamadeiras de brinquedo que vinham com as bonecas que minha filha ganhou. Ela não sabe o que é mamadeira, saiu do peito direto para o copo com válvula e o desmame foi super tranqüilo.
Eu defendo o aleitamento materno e faço boicote à Nestlé. Nesta semana, por coincidência, postei um comentário sobre esse mesmo assunto em meu blog. Estás convidada a conhecê-lo.
Um grande abraço.

Carla Beatriz said...

Oi Vera,

Muito obrigada pelo teu comentário em meu blog, tua contribuição foi extremamente rica!
Na verdade, eu me rendi ao "leite" de soja por ser o mais prático e já comprar pronto no supermercado, mas tenho consciência de que ele não é a melhor opção entre os leites vegetais. Mas era ele ou o leite de vaca e entre os dois, escolhi o de soja.
Adorei a receita, vou tentar fazer!
Beijos,
Carla