Wednesday, January 28, 2009

Intoxicação alerta para perigos de agrotóxicos



Deverá sair nessa semana o resultado oficial sobre a substância que intoxicou 26 pessoas em Santa Maria, no última dia 19.

O laudo preliminar indicou que o produto era um organofosforado, um composto químico usado principalmente em inseticidas, que pode trazer problemas de saúde quando em contato com seres humanos e todo ano deixa centenas de vítimas no Estado do RS.

Os trabalhadores que tiveram contato com o pó, voltaram a trabalhar na sexta-feira (23), na usina de reciclagem onde o fato ocorreu; especialistas afirmam que apesar deles sentirem dores de cabeça, não haverá sequelas porque a exposição ao veneno foi breve.

O RS é um dos Estados com maior incidência de intoxicação por organofosforado.
A substância química é usada em agrotóxicos para matar pragas na lavoura, especialmente na cultura do fumo (creio que nesse caso, há um duplo prejuízo à saúde humana, pelo envenenamento com o agrotóxico e pela produção de fumo, que sabe-se é causador de câncer e outras doenças).

Em 2007, 210 pessoas no RS sofreram complicações de saúde em função do produto, conforme o Centro de Informação Toxicológica (CIT). Os dados de 2008 ainda não estão disponíveis.
Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a aplicação desse agrotóxico vem caindo nos últimos anos; segundo eles, hoje é possível plantar fumo usando outros produtos.

Essa última informação, para mim, confirma que vários produtos são licenciados e utilizados pelas pessoas com enormes riscos para sua saúde, sendo privilegiada a obtenção de lucro. Anos mais tarde, os responsáveis assumem o malefício e simplesmente dizem que "hoje já podemos usar produtos que não oferecem riscos". Mas e todos os que foram prejudicados nesse período em que o veneno foi usado livremente? Foram cobaias? Quantos produtos será que consumimos com essa possibilidade de nos fazer mal e não sermos, ao menos, informados? Quanta coisa consumimos sem ler cuidadosamente a bula (lá estão, em letras minúsculas, os riscos que estamos correndo...).

No comments: