Tire a venda dos seus olhos e aproxime-se! Leia nas entrelinhas e procure ver através do brilho da ilusão, pois vivemos como mansas ovelhas agrupadas em um rebanho comandado por meia dúzia de pastores. Atreva-se a mudar sua posição, pois a Verdade não é aquela que nos mostram e obrigam a viver, através das mais variadas artimanhas e armadilhas. Faça diferente! (Vera Falcão)
domingo, 18 de janeiro de 2009
A equinácea e a popstar
Figuras em contínua exposição na mídia têm grande poder nas mãos: são criadoras de comportamentos e inspiram milhares de pessoas a segui-los.
Tanto podem ser negativos quanto positivos e quando são da última espécie, temos que comemorar, pois há uma quantidade bem maior de maus exemplos veiculados pela televisão, expostos nas páginas dos jornais e revistas e disseminados pelos filmes.
Madonna conseguiu popularizar o uso da equinácea, bastando para isso ter incluído o chá feito com essa planta na sua lista de exigências no hotel onde hospedou-se na sua recente tour brasileira.
O artigo foi publicado em ZH Dominical (18/01/09).
Ela caiu nas graças de Madonna e ganhou fama no mundo inteiro.
A equinácea, muito utilizada pelos índios norte-americanos, combate o resfriado e ajuda na regeneração dos tecidos
De resfriado a herpes labial, a equinácea estimula a ação das células de defesa e a regeneração dos tecidos. Embora seja velha conhecida do mundo científico, que já propagou algumas de suas propriedades, tornou-se popular desde a notícia de que Madonna é adepta da planta. Na passagem pelo Brasil, a cantora incluiu em sua lista de exigências para o Hotel Copacabana Palace o chá de equinácea todos os dias. Se a equinácea ainda não tinha virado moda, chegou a sua vez.
O que pouco se comenta é que os índios americanos já usavam praticamente todas as partes da planta para diversas finalidades: faziam infusão para tratar picadas de inseto e mordidas de cobras venenosas. Também fumavam a equinácea para o alívio de dores de cabeça e mascavam a raiz para combater a dor de dente.
No meio acadêmico, em 2007, uma pesquisa da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, indicou a planta para a prevenção do resfriado. Segundo o estudo, ela reduz em até quatro vezes o tempo de duração da gripe. Quando combinada à vitamina C, as chances de desenvolvimento do resfriado caem em até 86%. Além disso, a raiz é recomendada no tratamento de queimaduras e ferimentos, devido à sua ação bacteriana.
De acordo com a farmacêutica Laila Espíndola, da Universidade de Brasília, por ser nativa da América do Norte, é difícil encontrá-la no Brasil. Apesar disso, devido às diversas propriedades benéficas ao organismo, cientistas estão atentos ao seu princípio ativo. O consumidor brasileiro pode achar com maior facilidade as cápsulas, feitas a partir da raiz ou das partes altas da planta, colhidas durante a primavera."
Mas para muitos a equinácea não é nenhuma novidade, principalmente para quem costuma usar métodos alternativos na cura e manutenção da saúde.
Em uma das minhas comunidades do orkut, a MÃES NATUREZA, há muito tempo o uso e as qualidades da equinácea são indicados como uma forma natural de estimular o sistema imunológico, principalmente para evitar gripes e resfriados.
Transcrevo algumas informações que postei por lá:
Muitos me perguntam sobre o uso da equinácea, a dosagem, para que serve, como comprar etc. Então, fiz esse resumão que espero tire as dúvidas sobre o assunto.
A equinácea é uma planta com ação anti-inflamatória e anti-bacteriana, que reforça o sistema imunológico, aumenta a produção de glóbulos brancos, os responsáveis por atacar infecções.
Existe sob várias formas, em gotas (tintura), comprimidos, pastilhas para chupar, cápsulas e chás.
Na minha experiência, utilizei a tintura e as cápsulas e a única diferença notada foi que as cápsulas são mais práticas para carregar e tomar.
É importante que sejam compradas numa FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO IDÔNEA, pois como hoje existem farmácias em todo o canto para o qual se olha, como teremos certeza da qualidade do produto, já que elas brotam como pipoca em panela quente?
Quanto ao tempo de uso: na prevenção, tomar por uma semana (7 dias), com intervalo de 1 semana e retomando novamente o ciclo. Deve-se fazer intervalos, pois existem estudos que demonstram que a sua eficiência diminui se for em uso prolongado, e ao interromper, pode-se alternar com outras plantas nesse intervalo (ou a própolis).
Caso já estejam doentes: o uso não deve ultrapassar os 7 dias, podendo fazer uma pausa de 2 dias e retomar, ou até os sintomas estarem eliminados, mas deve manter por mais 2 dias o uso da erva, para não haver recaídas; após os sintomas desaparecerem é sugerido retomar após 1 semana, com as dosagens de prevenção.
BÊBES COM MENOS DE 6 MESES NÃO DEVEM TOMAR, POIS A MAIOR PROTEÇÃO PARA ELES É O LEITE MATERNO.
DOSAGENS:
Na forma de TINTURA - crianças até 4 anos - 3 gotas uma vez ao dia (na prevenção) e se já estiverem doentes, 3 x ao dia. Pode diluir na água ou no suco, melhor se dado em jejum.
Crianças maiores: 8 gotas - 1 x ao dia, na prevenção - 3 x ao dia, se doentes.
Na forma de CÁPSULAS OU COMPRIMIDOS:
Como preventivo:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 1 vez por dia (ou 125mg 2 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 1 x dia (ou 250mg 2x dia)
Adolescentes e adultos - entre 500 a 1000mg 1 ou 2 x dia
Em caso de já estar doente:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 3 vez por dia (ou 125mg 4 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 3 x dia (ou 250mg 4 x dia)
Adolescentes e adultos - 1000mg 2 x dia
NÃO ESQUECENDO da importância da ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, pois não adianta usar substâncias para agilizar o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, ingerir toxinas que ajudam a criar um anbiente favorável para a instalação das bactérias e vírus.
É como dar dois passos para a frente e logo depois, dar dois passos para trás...
O processo de manter o equilíbrio envolve vários elementos e há várias ferramentas, que juntas, podem auxiliar nessa manutenção.
Há pouco tempo atrás, comprava-se equinácea livremente, mas é uma das ervas que agora, segundo a Anvisa, necessita de prescrição médica.
As dosagens aqui indicadas foram retiradas da seguinte fonte:
Guia Médico para a Saúde Infantil um guia prático de A a Z dos tratamentos naturais e convencionais de bebês e crianças - Janet Zand, Rachel Walton e Dr. Bob Rountree - Editora Campus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Vera,
Tem um Meme para ti lá no Vai, Carla! Ser Gauche na Vida!
Vai lá conferir!
Beijos
Verinha querida,já estou indo amanhã comprar minha tintura!eu e meu filhote estamos começando a ficar resfriados,mas já tomamos a tansagem...adorei a dica!
Oi Vera,
espero que nao se importe, mas achei o post otimo e em uma comunidade do orkut (Pediatria Radical) tinha uma mae perguntando sobre a equinacea, entao copie e postei la todo o seu texto, deixando a devida referencia claro.
Oi, Camila, com as devidas referências, tudo bem!
muito legal seu blog, vou ficar assiduo leitor. Parabéns.
Gosto muito dos assuntos tratados aqui. E são muito bem escritos. parabens
julio Cesar, obrigada pelos elogios e volte mesmo para acompanhar as postagens, abraço!
Postar um comentário